Boletim dos Obreiros julho 2025
ANO XXX – Nº 294 – Junlho de 2025
ARTIGO DO MÊS
Evangelização e Conversão
Jabesmar A. Guimarães
A maioria dos cristãos conhece os textos sobre a necessidade de evangelizar. Alguns destes têm sido despertados a dedicar sua vida à evangelização tanto dos brasileiros,
de povos que vivem dentro do Brasil (indígenas) e fora do nosso país. Aqui e ali igrejas e irmãos têm sido despertados sobre a necessidade de alcançar os não evangelizados. Isso é muito bom! Afinal de contas foi o próprio Senhor quem falou: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15). O Senhor está
dizendo que devemos pregar o Evangelho a todos os homens.
Contudo, parece-me que alguns crentes entendem este texto mais ou menos assim: “Preguem o Evangelho no seu país até que todos se convertam”. Ora, bolas! Jesus não disse para convertermos a todos e sim para pregarmos a todos. Se os missionários que vieram trazer o Evangelho aos nossos antepassados pensassem assim, ainda estaríamos perdidos, pois na época que vieram para cá, muitos compatriotas seus ainda não eram salvos. Ouso afirmar que até mesmo entre os seus parentes ainda havia incrédulos. Isto se aplica tanto aos missionários europeus, americanos, australianos, neozelandeses etc.
Há uma grande diferença entre evangelização e conversão. Já fomos avisados de antemão que poucos creriam, poucos entrariam pela porta estreita da salvação (cf. Mt 7:14). Assim também, há uma grande diferença entre a carência de convertidos que há em certas regiões do nosso país com a existência de povos inteiros que nunca ouviram nada acerca do Evangelho de Cristo.
Estatísticas confiáveis dizem que há no mundo cerca de um bilhão e meio de pessoas (1.500.000.000) que NUNCA OUVIRAM NADA ACERCA DE CRISTO, enquanto aqui no Brasil a maioria das cidades tem pelo menos uma igreja evangélica onde é pregada a salvação única e exclusivamente na pessoa de Jesus. Além disso, temos pregações no rádio, nas praças, nos ginásios e estádios, literatura aos borbotões e cristãos que testemunham nos locais de moradia, estudo e trabalho. Enquanto aqui as pessoas têm tantas oportunidades e as desprezam, há lugares onde é impossível ouvir sobre a verdadeira salvação. Isto não quer dizer que não devamos evangelizar os que nos
rodeiam, pois isto também faz parte do nosso serviço ao Mestre. Estes também precisam de Jesus. Contudo, olhando do ponto de vista do número de oportunidades, eles as têm aos montes enquanto, como já dissemos, há aqueles que, mesmo que quisessem ouvir não poderiam.
O maior exemplo de missionário que temos é o próprio apóstolo Paulo. Ele tinha estas verdades profundamente arraigadas no seu coração e isto o levou a investir sua vida na proclamação da salvação por meio de Jesus Cristo. Porém, Paulo tinha uma meta bem definida.
Ele sabia que a prioridade urgentíssima era alcançar aqueles que nada sabiam acerca de Jesus. Diz-nos ele em Romanos 15:20, 21: “Esforçando-me deste modo para pregar o Evangelho, não onde Cristo já fora anunciado, para não edificar sobre fundamento alheio; antes, com está escrito: Hão de vê-lo aqueles que não tiveram notícia dele,
e compreendê-lo os que nada tinham ouvido a seu respeito” (grifo próprio).
A resposta às perguntas do apóstolo é uma só: É impossível! É impossível invocar aquele em quem não creram. É impossível crerem em Jesus se não ouviram nada a seu respeito. É impossível que ouçam o Evangelho se ninguém for lhes falar. A não ser que as igrejas enviem missionários para levar-lhes as boas novas, que Jesus veio ao
mundo e efetuou a obra da salvação, continuarão ignorando tão grande bênção.
Fica claro então, que é impossível ao homem chegar ao conhecimento de Jesus sem que alguém lhe fale acerca disto. “E como pregarão se não forem enviados?” É papel da igreja providenciar treinamento, envio de missionários até estes povos e sustento para o missionário no campo (cf. At 13:1-3). A não ser que alguém lhes seja enviado, eles nunca ouvirão da salvação que só há na pessoa do Senhor Jesus.
Portanto, irmãos, não confundamos a pregação a todos de uma cidade ou região com a conversão de todos. Infelizmente, em todos os locais onde o Evangelho foi pregado existiram aqueles que o rejeitaram ou não demonstraram o mínimo interesse por ele. Rasgaram folhetos, desprezaram convites, recusaram-se a ouvir e, no mínimo,
ficaram indiferentes. Outros tripudiam o Evangelho e até mesmo perseguem os crentes. Contudo, tiveram a oportunidade de ouvir. Hoje também é assim! Há, porém, aqueles que não o ouviram uma única vez e não podemos ignorá-los. Eles também precisam ouvir o Evangelho pelo menos uma vez. Deus nos enviou a eles também.
Fico pensando no apóstolo Paulo que queria ir sempre mais adiante, que não queria ficar pregando aonde Cristo já tinha sido anunciado (edificar sobre fundamento alheio), que não aplicava sua vida em ficar disputando para colocar o seu grupo de convertidos em uma cidade onde já havia um testemunho genuíno do Evangelho, que se alegrava em saber que, mesmo com a motivação errada, havia pessoas pregando a Cristo (cf. Fp 1:17,18), que mesmo sabendo que em Roma havia uma igreja a qual ele certamente não fundara, não colocou como prioridade estabelecer uma igreja paulina e quando mencionou que desejava conhecer a igreja em Roma o fez manifestando o desejo de ser por ela encaminhado à Espanha, que fazia parte dos confins do mundo conhecido na sua época (cf. Rm 15:24,28).
Amados, oremos para que Deus nos dê a mesma visão que deu ao apóstolo Paulo, oremos pelos nossos corajosos e desprendidos irmãos que deixaram igrejas confortáveis para ir pregar a povos que nunca ouviram em países miseráveis onde passam por severas privações e estão à mercê de malárias e outras enfermidades. Oremos para que o Senhor levante outros irmãos com o mesmo propósito e vamos contribuir financeiramente com tais irmãos. A obra de Deus se faz com os que vão e os que ficam. Estes precisam entender que precisam colaborar financeiramente com aqueles.
O lema de Oswald Smith era: “Teria alguém o direito de ouvir o Evangelho duas vezes, quando há tantos no mundo que não ouviram uma vez sequer?” Pode parecer muito radical, mas é a mais pura verdade. Quem ouviu teve uma oportunidade. Quem nunca ouviu não teve nenhuma, partiu para a eternidade sem a salvação que só pode
ser obtida através do conhecimento da obra de Cristo.
Diante deste fato não há como ficar neutro. Ou estamos com a Palavra ou contra ela. Cumpramos o “IDE” de Jesus, anunciando-o A TODA CRIATURA.
* Tradução própria (somente versículo 17)

Relatórios

Paulo Alves Jorge
Amados em Cristo.
Mais uma vez manifestamos a nossa gratidão pelas vossas orações. Sem dúvidas elas têm sido fundamentais para o desempenho de cada atividade na nossa vida e ministério, principalmente na exposição da Palavra de Deus.
Por isso, queremos mantê-los atualizados e pedir, por favor, que não cessem de orar por nós.
AGRADECIMENTOS: VIAGEM A MURIAÉ – MG: Pela proteção e cuidado do Senhor na viagem a Muriaé onde ministramos entre os dias 04 a 06 de julho com boa comunhão com a igreja local e com irmãos e irmãs de outras igrejas que também se fizeram presentes.
ENCONTRO MISSIONÁRIO DA AOC: Agradecemos pela rápida viagem que fizemos a Vila Paulista para participar do Encontro de Missionários do E.S. Foi um tempo bom onde tivemos a participação em reunião dos colegas missionários que, como nós, servem ao Senhor em diferentes localidades.
MARCÍLIO DE NORONHA: Retornamos de Vila Paulista na sexta a noite para cumprir o compromisso assumido de ministrar no 27º. aniversário desta igreja local nos dias 12 e 13/07. Foi um tempo muito bom com os irmãos e irmãs e nossa oração é que o Senhor continue os abençoando cada vez mais.
PEDIDOS PELOS PRÓXIMOS COMPROMISSOS: CÓRREGO FUNDO – MG: Rogamos que orem pela longa viagem até esta localidade onde já estivemos há muitos anos atrás. Desta vez será a celebração do 63o. Aniversário da Mocidade local que realizarão um Acampamento de Jovens com muitos estudos e pregações do evangelho entre os dias 31 de julho e 03 de agosto. Desta vez estarei ministrando ao lado do nosso primo Elias Dantas.
VISITAS PASTORAIS: Agradecemos pelo privilégio de visitarmos mais uma família da igreja local ontem, (22/07) e, nas permissão do Senhor, ainda nesta quinta, (24/07) faremos mais uma visita. Orem por estas visitas que têm sido muito boas e esperamos que a igreja se sinta mais amada e fortalecida no Senhor.
Irmãos e irmãs é precioso servir ao Senhor, mas não conseguimos fazê-lo sozinho, então, desde já recebam a nossa gratidão por saber que podemos contar com as vossas orações que nos encorajam e dão forças para continuar.
Orem por aquilo que precisamos mas só o Pai sabe, pois, estamos certos que Ele é poderoso para suprir cada uma das nossas necessidades.
Vossos irmãos em Cristo,
Paulo e Raquel Alves
Vila Velha – ES

Adriana Kohler Bernardo
Estimados irmãos em Cristo!
Louvamos a Deus por vossas orações em nosso favor que Deus os recompense.
Gratidão: Pelo cuidado, sustento, proteção e livramento do Senhor com a família.
Intercessão: por sabedoria, proteção, sustento e fortalecimento espiritual da família. Pelas crianças que tem participado dos clubes bíblicos aos sábados, que sejam alcançadas pelo verdadeiro evangelho. Pelas visitas as mães das crianças do clube bíblico que tenhamos sabedoria.
Foi realizado o trabalho do Impacto Evangelístico com o apoio do “Instituto Junco Sonezão” no dia 05/07 onde várias mães de crianças estiveram presentes, ouvindo a Palavra de Deus e foram benefi ciadas com uma cesta básica e agora estamos dando continuidade com visitas a esses lares e oferendo Estudo Bíblico, orem pelas que abriram as portas para a Palavra que sejam alcançadas pelo Verdadeiro Evangelho.
Orem pelo ministério semanal numa escola, que Deus me dê sabedoria na exposição da Palavra e também em tirar as dúvidas das crianças. Que o Espírito Santo convença as do pecado da justiça e do juízo. Orem pelo trabalho de capelania Escolar outra escola, que é realizado uma vez por mês com as turmas de 6 ao 9 ano , que a Palavra semeada possa agir nos corações de despertar para o verdadeiro evangelho. Orem Pelo apoio junto à igreja local que temos dado, que sejamos um instrumento útil nas mãos do Senhor cada dia.
Obrigada Em Cristo
Adriana Kohler Cardoso Bernardo
Chapecó – S.C

Geraldo Gonçalves
Os que com lágrimas semeiam,
com júbilo ceifarão.(Sl.126:5).
Querido irmão Adonias Gonçalves e demais irmãos colaboradores, e leitores do Boletim dos Obreiros, graça e paz! Segue as nossas notícias, referente ao mês de julho de 2025.
GRATIDÃO: Louvamos ao nosso bom Deus, pela maneira com Ele tem nos abençoado e supridonos em tudo, e também pelo privilégio
de poder colaborar com a Sua obra. Agradeço as orações pelas nossas vidas e ministério. Pela minha participação como conselheiro em
mais um acampamento de crianças, do DEC/AOC, em Vila Paulista, no período de 14 a 18/07, onde tivemos 18 crianças que se manifestaram recebendo o Senhor Jesus como salvador. Pedimos que orem por elas!
PEDIDO DE ORAÇÃO: Pelo compromisso e privilégio de estudar a palavra do Senhor nas terças-feiras, com a igreja em Rio Marinho, e nas quintas-feiras, com a igreja em Vila Oásis, ambas no Município de Cariacica-ES. Pela minha esposa que já iniciou o tratamento de espondilite anquilosante. Já está tomando os medicamentos receitados
Pelo meu processo de aposentadoria por tempo de contribuição previdenciária. Pelo nosso ministério na direção da CIIB – Comunhão das Igrejas dos Irmãos no Brasil, pois temos muitos desafios ainda para este ano que segue.
Em Cristo Jesus nossa esperança, vossos conservos no Senhor, juntos na causa do nosso Divino Mestre.
Geraldo e Neuza Gonçalves
Cariacica-ES

Baixar em PDF o Boletim dos Obreiros:
Às Igrejas e irmãos Obreiros,
solicitamos que
enviem notícias e relatórios para:
Acesse o Boletim dos Obreiros
no endereço:
https://ciib.org.br/boletimdosobreiros

