A Segunda vinda do Senhor
Apocalipse 19:11-16; 20:4-6
Richard Dawson Jones
(Transcrito)
© 2005 – 2006 Copyright www.bible-facts.info
Além da certeza da salvação para todo crente em Cristo, encontramos na Bíblia um outro fato igualmente salientado: a segunda vinda do Senhor Jesus ao mundo. Esta segunda vinda é a grande esperança da igreja, trazendo a consumação de todas as promessas e a coroação de todo o trabalho evangélico.
“Esse Jesus que dentre vós foi recebido no céu, assim virá do modo como O vistes subir” (Atos 1.11). Aqui temos uma das muitas profecias bíblicas que tratam da segunda vinda do Senhor. Parece que esta vinda será em duas etapas – primeiramente para arrebatar ao céu a Sua Igreja (1 Tessalonicenses 4.13-17), e depois para reinar pessoalmente sobre a terra como “Rei dos reis e Senhor dos senhores”. Assim como foram cumpridas as profecias acerca da Sua encarnação, crucificação e ressurreição, assim também serão cumpridas perfeita- mente as palavras a respeito da Sua segunda vinda, ainda futura.
Os problemas encarados hoje pelo mundo inteiro só podem ser resolvidos pelo Seu glorioso aparecimento para reinar como Rei sobre esta terra. Desmorona-se toda forma de governo. Desenvolve-se rapidamente o mistério da iniquidade (2 Tessalonicenses 2.7). O homem torna-se cada vez mais impotente contra o terrorismo, o crime e a violência. “Sobre a terra há angústia das nações em perplexidade” (Lucas 21.25).
Porém a Bíblia nos diz que virá um verdadeiro Governo, estabelecido e mantido pelo Cristo que o mundo rejeitou. Ele, sim, ocupará o trono do mundo inteiro, e será coroado Rei dos reis; todos os reinos da terra se tornarão o reino Dele (Apocalipse 11.15).
Malograram-se todos os esforços humanos para evitar guerras; a paz na terra só poderá realizar-se por meio do Homem que é o Príncipe da Paz (Is 9.6). Antes da volta Dele, não haverá paz, mas quando Cristo vier “as nações não mais aprenderão a fazer guerra”. Ele tratará da pobreza, da injustiça e da opressão. A Sua volta em poder e grande glória é a única esperança de ter-se um mundo melhor. É uma esperança certa; não poderá falhar, pois é a promessa de Deus.
O Senhor Jesus voltará para reinar em justiça. Então, os problemas de nosso mundo pecaminoso e rebelde – guerra, ódio, injustiça, avareza, impureza, ignorância – serão resolvidos, mas não pelo esforço humano.
A segunda vinda do Senhor não é, como alguns pensam, a Sua conquista do mundo pelo Evangelho. Sem dúvida, as vitórias do Evangelho têm sido gloriosas, porém não são de modo algum universais e não representam o que a Bíblia diz da segunda vinda de Cristo ao mundo.
Esta vinda será corporal, visível e gloriosa. “Todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo sobre as nuvens do céu com poder e grande glória” (Mateus 24.30). A Sua volta será mais assombrosa que a Sua ressurreição, mais significante do que o batismo no Espírito Santo, mais assustadora do que a trasladação da igreja; este acontecimento – a trasladação – não é a segunda vinda do Senhor, mas sim o primeiro passo dessa vinda. Os que tiverem parte na trasladação (1 Tessalonicenses 4.16-17) serão manifestados com Cristo na Sua volta em glória (Colossenses 3.4; Judas 14; Apocalipse 19.14; Zacarias 14.5).
É esta manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo que é a “bendita esperança” da igreja (Tito 2.13). Nesta segunda vinda do Senhor, será completada a “primeira ressurreição”, que é a da vida (Apocalipse 20.5; João 5.29) e que inclui a do próprio Cristo (1 Coríntios 15.20), de “muitos corpos de santos”, (Mateus 26.52-53), dos cristãos (1 Tessalonicenses 4.16) e dos salvos que morrerão durante o período da grande tribulação (Apocalipse 20.4). Haverá juízo e condenação das nações vivas e rebeldes e o Senhor instituirá o Seu reino milenar na terra.
Pergunta-se frequentemente: “Haverá período de sete anos entre a trasladação da igreja e a segunda vinda do Senhor?” A res- posta é que a Bíblia não ensina tal coisa – nem sete anos, nem quarenta, nem três e meio, nem qualquer período definido. Parece que haverá sim, um certo período de tempo entre a trasladação e a segunda vinda – o período chamado “Dia de Cristo” (Filipenses 1.6; 2 Coríntios 1.14) em que se realizará o “Tribunal de Cristo e de Deus” (Romanos 14.10; 2 Coríntios 5.10) – porém a duração deste período não está declarada na Bíblia; é assunto para investigação espiritual. A segunda vinda do Senhor marcará o “fechamento da porta” para a salvação dos pecadores incrédulos (Lucas 13.25); até aquele momento “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Joel 2.32; Atos 2.21; Romanos 1.13). Isto não quer dizer que aqueles que rejeitam ou negligenciam a salvação hoje, terão oportunidade depois da trasladação – pois como sabem se viverão até a trasladação, ou mesmo até amanhã?
Que é que significa para nós, o Seu povo, a segunda vinda do Senhor? Qual o seu efeito prático em nossa vida? “Sabemos que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque O veremos como Ele é” (1 João 3.2). O primeiro efeito de tudo isto deve ser que “todo aquele que nele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo” (1 João 3.3).
A segunda vinda de Cristo deve incitar-nos à maior santidade, pois o grande motivo da nossa salvação é que sejamos puros de coração e de vida (Números 15.40; 1 Pedro 1.15-16). “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12.14).
Também a segunda vinda do Senhor deve dar-nos maior zelo em evangelizar os outros. Quantos há que ainda confiam em sua religião tradicional ou que nutrem ideias de aniquilação ou de reencarnação e não querem converter-se a Cristo! Além da morte, ou depois da Sua vinda, não haverá a menor possibilidade de salvação para os que rejeitaram o Evangelho. “Hoje é o dia da salvação” (2 Coríntios 6.2).
“Prega a palavra; insta, quer seja oportuno, quer não”! (2 Timóteo 4.2).
Relatórios
Paulo Eduardo Martins
“Irmãos, cumpre-nos dar sempre graças a Deus no tocante a vós outros, como é justo, pois a vossa fé cresce sobremaneira, e o vosso mútuo amor de uns para com os outros vai aumentando” – (2 Ts. 1:3)
Estimados irmãos,
Iniciando já o terceiro mês deste ano, volto novamente a escrever para compartilhar um pouco das notícias aqui do agreste Paraibano, o mês de fevereiro foi muito intenso, louvamos a Deus por tudo que vivemos nos dias do acampamento em Extremoz RN, a comunhão com irmãos de outras casas de oração, foi muito preciosos, visto que temos poucos momentos de encontro devido as distancias.
Em Lagoa de Dentro, a escolinha com as crianças, com quase 40 crianças participando, foi uma benção, tivemos a oportunidade de entregar kits de material escolar para as crianças carentes, fizemos também culto ao ar livre, na casa do irmão Losa e na outra semana na casa de uma senhora muito religiosa com um bom grupo amigos ou- vindo a Palavra de Deus.
Terça fomos para DUAS ESTRADAS, a Classe de crianças com muitas crianças, onde também fizemos entrega do kit de material escolar, e no salão muitos pais ouvem a mensagem do evangelho.
Esse trabalho social, tem gerado um impacto muito positivo na abertura de contato onde temos a oportunidade de falar do evangelho para muitas famílias.
Peço que orem por meu pai (Damião, 80 anos); pegamos o resultado da biopsia e infelizmente deu câncer maligno na próstata, estamos seguindo com os encaminhamentos para seguir o tratamento.
Irmãos, têm sido dias muito intensos de muito trabalho e sem o irmão Leandro e sem outros que nos auxiliavam, estou meio sobre- carregado. OREM por mim.
Amados, mais um pedido de ORAÇÃO, estamos no início das chuvas, e as estradas já estão muito ruins, o carro vou ter que levar para oficina, está com problemas na suspensão, vou aproveitar que necessita trocar óleo e pedir para o mecânico olhar. OREM comigo. Espero não ser nada muito sério.
No mais, obrigado por seu apoio de sempre e continuem conosco, vamos juntos realizando a OBRA que o SENHOR nos CONFIOU.
Paulo Eduardo Martins – Jacaraú – PB
Paulo Alves Jorge
“Que a palavra de Cristo habite ricamente em vocês. Instruam e aconselhem-se mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus com salmos, hinos e cânticos espirituais, com gratidão no coração”. (Cl. 3.16 – NAA)
Gratidão, esta é a palavra mais certa para começar aquilo que temos para postar hoje. Gratidão por já estar dentro da nossa casa, no nosso “cantinho”. É um apartamento pequeno, mas suficiente para nós. Estamos alegres e muito agradecido ao Senhor por este lugar onde Ele nos abriu as portas para morar.
Gratidão pela vida dos nossos filhos e do nosso neto Benjamin que continua crescendo saudavelmente.
Gratidão ao Senhor que, através de você, irmão, irmã e igreja que têm orado incansavelmente por nós e pelo nosso ministério. Que Deus abençoe grandemente cada um de vocês.
Gratidão por ter completado no passado dia 14, 46 anos que fui Salvo pela graça de Deus através de Jesus. É pura graça de Deus em minha vida.
Gratidão pelo privilégio e responsabilidade em servir na Obra do Senhor.
Assim, pedimos aos irmãos que orem por nós e informamos a seguir a nossa agenda para os próximos dias:
- – Pelo compromisso de pregar a Palavra em Guarapari, ES, nos dias 23 e 24 de março.
- – Por uma viagem missionária que nós e alguns jovens da igreja local faremos ao Vale do Mucuri – MG, em parceria com irmãos de Muriaé e SP. A ideia é levar os jovens a conhecer na prática uma outra cultura e aprender como servir nela. A viagem será de 28 a 31 de março de
Vossos irmãos em Cristo, Paulo e Raquel Alves.
Nosso endereço atual:
Rua Coronel Otto Netto 270, apartamento 1502. Jockey de Itaparica, Vila Velha, ES. 29.103-810
Tel.: 27-99500 7727 Paulo
Tel.: 27-99524 7727 RaquelPaulo & Raquel Alves
Jaédison de Amorim
“E esta é a confiança quietemos nele: que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve” – (1 João 5:14).
Prezados irmãos, usamos esta oportunidade para transmitir um pequeno relatório abordando algumas de nossas atividades no ano que passou e neste início de ano.
Temos nossos compromissos e ocupações com a igreja que reúne no Bairro Planalto na qual somos membros; temos contribuído ministerialmente com as igrejas nas cidades adjacentes a Governador Valadares. Temos atuado também nas atividades do CEVAMS – Centro Evangélico Monte Sião cuja presidência está em minha responsabilidade.
Participamos administrativamente do DEC – Departamento de Evangelização de Crianças da AOC. Através deste departamento temos ministrado “Cursos de Preparação para Ministério Infantil e Adolescentes” e realizado acampamentos para crianças e adolescentes em Vila Paulista.
Realizamos acampamentos, também, em Conceição do Carangola e Iapu. Neste janeiro 2024 tivemos três semanas seguidas de acampamentos: 08 a 12, acampamento de crianças no Iapu; 15 a 19, acampamento de crianças em Conceição do Carangola; 22 a 26, acampamento de adolescentes em Vila Paulista.
No ano passado atuamos com ministério de pregação atendendo as localidades de: Engenheiro Caldas no mês de fevereiro por ocasião do aniversário da União Feminina; Ipatinga no mês de setembro pelo 49º aniversário da AUFEVA; Tabuazeiro (Vitória) neste ano, 13 de janeiro pelo 40º aniversário da igreja.
Para este ano 2024 teremos cursos em Água Limpa (inicia neste próximo dia 08 de março) e São Mateus (inicia dia 16 de março).
No mês de julho teremos acampamentos: 3ª semana em Vila Paulista (crianças) e 4ª semana Iapu (adolescentes).
Temos liderado um projeto de integração de adolescentes das “Casas de Oração” com três núcleos: Norte do estado do Espírito Santo, Grande Vitória e Leste de Minas. A mais recente realização deste projeto teve execução no dia 24 de fevereiro na igreja de Porto de Santana – Cariacica com 17 igrejas representadas com a participação de aproximadamente cem pessoas entre adolescentes e adultos que acompanharam as caravanas de adolescentes.
Peço orações: Pela saúde de minha esposa que é diabética e hipertensa entre outros problemas; Por estas atividades agendadas para este corrente ano; Pelas frequentes viagens em função dos com- promissos ministeriais.
Agradeço a todos que tem orado e contribuído financeiramente conosco.
Jaédison e Cláudia de Amorim
(Governador Valadares – MG):
Às Igrejas e irmãos Obreiros, solicitamos que
enviem notícias e relatórios para:
[email protected]
Acesse o Boletim dos Obreiros no endereço:
https://ciib.org.br/boletimdosobreiros