Boletim dos Obreiros abril 2025

ARTIGO DO MÊS
A construção é de Deus?
R David Jones (Republicação de edições anteriores)
1 Crônicas 17
Durante anos os cristãos têm se preocupado em ter um lugar fixo para a adoração a Deus e por isso gastam rios de dinheiro para ter “o lugar” ideal e mais bonito que os dos outros. E nos dias atuais se têm, equivocadamente, chamado estes lugares de “Igreja”. Mas será que estas construções são o plano de Deus ou é uma ideia nossa?
No Velho Testamento vemos o desejo de Davi em construir um lugar fixo para Deus. E apesar do seu desejo ser sincero, vemos que não veio de Deus, não era algo que Deus desejava. Isso fica claro, pois, logo após Natan ter dito a Davi que Deus estava com ele, Deus chama a atenção de Natan. Pela noite Deus declara que Davi não iria construir nada para Ele, e não era por causa do sangue em suas mãos, isso vem depois. É só termos tempo para ler o texto corretamente e vamos ver que em 1 Crônicas 17 a casa mencionada aqui e a sua descendência, que é o Senhor Jesus Cristo, em momento nenhum é mencionada a construção de um lugar para Deus habitar, a menção que Salomão iria construir o Templo é feita no capitulo 22.
Quando juntamos os capítulos 17 e 22 percebemos que Davi não entendeu nada do que Deus realmente estava dizendo, pois no capitulo 17 não há menção de Salomão, devemos ter muito cuidado com as nossas interpretações.
Temos que entender que o propósito do Tabernáculo era de ser um lugar móvel que acompanhasse o povo por aonde ia, era uma forma de mostrar a todos que Deus ia com eles. Quando chegamos ao Novo Testamento, Deus deixa bem claro que o que Ele deseja não é um lugar fixo feito por mãos humanas. Em João 2:19, Jesus Cristo fala aos judeus que aquela “Casa de Deus” seria destruída e em três dias seria edificado um novo Templo: “Derribai este templo, e em três dias o levantarei”. Para os judeus Jesus fala sobre o Templo, que é um símbolo visível a todos da aliança de Deus com eles, mas Cristo fala de Sua morte, fazendo referência ao que foi dito a Davi em Crônicas.
Jesus Cristo em seguida afirma para a samaritana que a verdadeira adoração a Deus não seria feita no Templo nem em algum monte e sim em espírito e em verdade: “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade” (João 4:23-24). Paulo conclui dizendo que essa edificação somos nós que entregamos nossas vidas a Cristo: “Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo” (1 Coríntios 6:15).
Porém, há algum mal em ter uma construção para o homem adorar a Deus? Nosso maior guia é a própria Palavra de Deus e em 1 Tessalonicenses 5:21 Paulo diz: “Examinai tudo. Retende o bem”. Então vamos fazer isso.
Deus aceitou a construção feita por Salomão, pois vemos que a Sua glória encheu aquele lugar: “E, acabando Salomão de orar, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do Senhor encheu a casa” (2 Crônicas 7:1). Mas fica claro que foi por causa do coração sincero de Salomão e não por causa da construção propriamente dita. O que se vê depois disso na história do Templo é uma soberba do povo pela grandeza do Templo e não uma confiança em Deus.
O que se vê nos dias de hoje não é muito diferente, é uma disputa entre os irmãos das denominações e até entre si, de quem tem a igreja mais chique. Porém, o que posso afirmar é o que o próprio Cristo já fala: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia” (Mateus 23:27). Ou seja, são igrejas belas por fora e sem vida por dentro.
Com estas construções temos de fato atraído um sistema religioso chamado clericalismo, pois são criados cargos iguais aos dos sacerdotes e levitas para a manutenção do local. Pedro, por sua vez, afirma que somos todos sacerdotes reais e que Cristo é o nosso Sumo Sacerdote: “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pedro 2:9), e Paulo dá o reforço dizendo que somos um só corpo e Cristo é a Cabeça (1 Coríntios 12). Quando nos reunimos em casas deixamos de nos preocupar com liderança para sermos uma verdadeira família de Deus.
Ao estabelecer um clero logo é estabelecida a liturgia, onde tudo é feito bem organizado antecipadamente, não deixando espaço para ninguém fora do clero tomar parte. Mas isso tem perigo? Sim! Primeiro deixamos de cultuar com um coração voluntário para ser algo mecânico, assim já não é nem em espírito nem em verdade. Com isso o Espírito Santo deixa de ter Sua função maior em nossa vida, a de nos conduzir em adoração a Deus.
Eu poderia citar muitos outros pontos, porém irei mencionar mais um que muito me chama a atenção, o comodismo! Igrejas com cleros fazem com que os demais irmãos se tornem dependentes dos serviços deles, e quando nos reunimos em “igreja” achamos que é responsabilidade dos clérigos pregarem e dos não cristãos procurarem a Cristo. Assim deixamos de fazer um dos propósitos do cristão: o IDE. Em nenhum momento a Palavra de Deus diz que o pecador deve ir até a uma “igreja” ouvir a Sua Palavra. Na verdade, o que Cristo diz é “ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15). E ao subir Ele reafirma: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra” (Atos 1:8). Paulo ratifica dizendo: “Porquanto não há diferença entre judeu e grego, porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam a paz, dos que anunciam coisas boas!” (Romanos 10:12-15).
Temos negligenciado este comando por estarmos bem acomodados e mais preocupados em construir “igrejas” bonitas. Acabamos de ler que formosos não são as construções e sim os pés daqueles que pregam o Evangelho (Romanos 10:15). Com isso, só tenho mais uma pergunta a ser feita: “Temos escondido os nossos talentos”? Se temos feito isso não está na hora de fazermos algo para mudar esta história e assim quando Cristo voltar podermos ouvi-Lo dizer: “Bom servo e fiel” Vamos sair do comodismo e usar os talentos que temos para a glória de Deus.

Relatórios

Walter Gonçalves
Queridos irmãos e irmãs em Cristo. Eu deveria estar enviando este pequeno relatório no início deste mês mas foram tantas as dificuldades e desafios enfrentados ao longo desta semana que somente agora estou podendo enviar este relatório.
Na segunda feira eu e minha esposa tivemos que ir ao Centro de Assistência Social para prestarmos depoimento sobre uma denúncia de mal trato de menores. Na terça feira a assistente social veio buscar o Fatih e o levou para uma casa de passagem até que este assunto seja resolvido. A Nadina está em choque e psicologicamente instável e talvez tenhamos que encontrar um apartamento ou uma casa por alguns meses para que ela possa se sentir melhor e também pelo fato de estar morando no vale, sendo a única mulher entre 6 homens nas casas em redor da nossa
Apesar da chegada da primavera o inverno continua firme, a previsão é que nos próximos dias a temperatura chegue a 5 graus negativos. Já gastamos toda a lenha e carvão que tínhamos disponível para o inverno .
Orem por nós e pelos desafios e dificuldades que estamos enfrentando. Orem para que possamos encontrar um apartamento ou casa na cidade e os recursos para o aluguel; orem para que se possa achar uma solução a longo prazo para a Fatih.
Que o Senhor Deus possa abençoar a todos.
Walter Goncalves
Bosnia e Hercegovina

Paulo Eduardo Martins
“Que as nações louvem a ti, ó Deus; que todos os povos te louvem.” — Salmos 67:3 Queridos irmãos,
Iniciando mais um mês com nossos corações gratos a Deus, e volto a escrever. Março foi um mês abençoado, repleto de reuniões e momentos especiais, e em tudo experimentamos o cuidado e a fidelidade do Senhor nos sustentando. Agradeço a todos que têm orado e cooperado conosco de alguma forma.
Tivemos boas reuniões em março. O culto no Sítio Camaratuba, esse mês contou com muitos visitantes, o que nos alegrou bastante.
Em Lagoa de Dentro, as reuniões tanto na Casa de Oração quanto nas casas dos irmãos foram edificantes, e a classe das crianças segue bem animada. Em Duas Estradas, também temos tido bons cultos, com várias visitas constantes e um número animador de crianças participando.
Remarcamos o batismo para o último domingo de abril, pois uma das irmãs não pôde estar presente na data marcada em março. Louvamos a Deus pelos irmãos que concluíram o curso de homilética que oferecemos aqui na igreja em Jacaraú; alguns já estão cooperando na pregação da Palavra.
Peço que orem por Raquel, nora da irmã Paula, que se batizará. Raquel estava reunindo conosco há pouco tempo, mas, após o nascimento do seu bebê, enfrentou complicações graves e precisou ficar na UTI. Deus a abençoou, e agora ela está na enfermaria. Temos compartilhado o evangelho com ela. OREM por sua cura física e espiritual, e também por sua família, que é muito religiosa.
Nesse mês de abril, no dia 13, teremos um culto especial de conscientização sobre o autismo. Esse trabalho tem sido desenvolvido aqui na igreja em Jacaraú com as professoras da EBD, e nosso desejo é sensibilizar toda a igreja. Temos cinco crianças no espectro autista conosco, e queremos acolher tanto as mães da igreja quanto da cidade, que muitas vezes não encontram amparo em outras igrejas locais. OREM por isso. Eu tenho formação na área, com especialização em Neuropsicopedagogia, e inclusive publiquei um e-book chamado Autismo e Igreja.
Também em abril, teremos nosso tempo de oração na chamada Sexta-feira da Paixão. Passaremos 24 horas em oração com a igreja aberta, algo que fazemos uma vez por ano. É um momento de muita comunhão e oração entre os irmãos.
No domingo de Páscoa, teremos um culto especial, e esperamos receber visitantes não crentes para ouvir o evangelho. OREM pela programação e organização, pois são muitas coisas envolvidas.
Meus irmãos, obrigado por todas as vossas orações e ofertas. São muitas frentes de trabalho e os desafios são imensos. Conto sempre com vocês; os dias são difíceis, as condições não são fáceis, mas lembrem-se sempre do campo missionário. Vamos seguindo juntos nessa obra, para que o nome do Senhor seja glorificado. Lembre-se: você faz parte desse trabalho. Mesmo estando a distância, fazemos
juntos a obra do Senhor, e tudo para a glória de Deus. Em Cristo Jesus,
Paulo Eduardo Martins
Jacaraú – PB

Ozeias Maurício Pereira
Saudações em Cristo Jesus a todos Amados e Queridos irmãos. Continuamos firmes em Cristo Jesus, nossa viva Esperança (1Pd 1:3). Peço vossas orações por mim e por minha Família, pelo prosseguimento do meu tratamento de saúde.
Orem para que o Senhor confirme o local exato da nossa nova moradia. Morei em Central Carapina por 26 anos e 50 dias. Estamos aguardando no Senhor o claro direcionamento para nossa mudança de Central Carapina.
A expectativa é que nos próximos 3 anos (até Março de 2028) eu me dedique no Projeto Missionário de Reforço Escolar Miedc (www.ensinomiedc.com.br/projetosocial), no fortalecimento e expansão do Projeto Remib, Rede de Ensino do Movimento dos Irmãos no Brasil (www.ensinomiedc.com.br/remib); no Projeto Contribuição como Incentivador e Coordenador da Rede Serrana, no Curso de Doutorado em Física na UFES e na colaboração do Ministério com a Aliança Biblica Universitária do Brasil na Universidade por meio da:
1) Intercessão pelos Estudantes Missionários; 2) Contribuição financeira; 3) Apoio técnico e logístico ; 4) Evangelismo de Professores; 5) Discipulado de Professores; 6) Pastoreio de Estudantes; 7) Aconselhamento Espiritual. (www.abub.org.br).
Um Abraço a todos vós. Em Cristo Jesus,
Ozeias Mauricio Pereira
Serra – ES
Cláudio Martinowski
“É melhor confiar no SENHOR do que confiar no homem, é melhor confiar no SENHOR do que confiar nos príncipes”. – (Salmo 118.8,9)
Queridos irmãos, agradecemos a todos vocês que estiveram em oração por nós, por nossa viagem aos Estados Unidos, entre os dias 18 de Março 15 de Abril.
Foi precioso o tempo com nosso filho Henrique. Ele tirou três dias de férias e assim foi de grande bênção para ele e para nós. Pudemos conhecer a equipe da Steiger e a Igreja onde ele se reúne e também fomos com ele ao espaço das Artes, onde ele tem testemunhado através do seu talento artístico.
Igreja em Framingham, Massachusetts – Fomos carinhosamente hospedados pelo casal Fábio Marcos e Simone, com seus três filhos. Nos comunicaram muita amizade e partilharam as experiências com a ONG que eles fundaram para apoiar a obra missionária em Moçambique. Foi um tempo de preciosa comunhão nesta família. Estivemos em três programações especiais desta Igreja e tive plena liberdade ao transmitir a mensagem que O SENHOR pôs em meu coração.
Igreja em Pawtucket, no estado de Rhode Island. O querido casal, Carlos e Margarida Cerqueira, carinhosamente nos hospedou e partilhou conosco as experiências nos anos de ministério nesta Igreja. Estivemos em duas reuniões com a Igreja e fomos visitar o casal João e Ivone Carneiro, que vive a cerca de 2 horas de viagem, ali também tivemos preciosa comunhão.
Retorno a Portugal – o nosso carro foi roubado – A viagem de retorno foi muito boa, mas ao chegar em casa percebemos que nosso Peugeot 203, ano 2000, não estava mais no estacionamento onde deixamos. Era muito útil, especialmente para a Daisy fazer as visitas. Aqui em Marinha Grande e Leiria, o transporte público não funciona bem, não é possível fazer o trabalho sem carro. Louvamos a Deus que ainda temos o carro de 7 lugares, ano 2006, que Deus nos deu quando estivemos no Curso TMG em Salzburg, Áustria. Os irmãos que nos têm visitado, sabem como esse carro nos tem servido. Fui à polícia e fiz o boletim de ocorrência. Por favor, orem para que, se for da vontade do SENHOR, possamos ter de volta e em bom estado o velho Peugeot 203. O SENHOR sabe todas as coisas e conhece todas as necessidades. Que Ele seja glorificado.
Por favor, orem pelos seguintes motivos: 1 – Pelo Henrique – Para que tenha boa saúde, e suprimento de todas as necessidades. Por sabedoria e graça ao testemunhar, junto à Steiger e pelas Artes. 2 – Pela Saúde do irmão Carlos e Margarida – Eles já estão com cerca de 80 anos de idade e estão sofrendo alguns problemas graves de saúde. 3 – Pelas Igrejas em Framingham e em Pawtucket, pelo crescimento na comunhão e no testemunho. Louvamos a Deus por podermos partilhar convosco.
Ligados em Cristo Jesus nosso SENHOR,
Cláudio e Daisy Martinowski
Marinha Grande – Portugal
Paulo Alves Jorge Amados em Cristo, muito obrigado por nos acompanhar em oração ao longo de todos os anos de nosso ministério.
A SEGUIR, NOSSA ROTINA E MOTIVOS DE GRATIDÃO E ORAÇÃO: NA IGREJA LOCAL: OREM PELO CASAL CAIO E SOPHIA: Os encontros com o casal estão acontecendo normalmente e tem sido bom ver o desejo deles em aprender, tanto em relação a caminhada com Cristo, como sobre a vida conjugal. OREM PELO CASAL ADOLFO E RENATA: Este casal está merecendo muito a nossa atenção e ajuda para alguns ajustes na gestão da vida em família. OREM PELO PRESBITÉRIO DA IGREJA LOCAL: Vamos começar, nesta semana, uma série de visitas pastorais a cada família da igreja local, orem para que Deus nos dê palavras certas ao entrar em cada casa. OREM PELO ENCONTRO DE HOMENS: A cada quinze dias nos reunimos para estudo da Palavra de Deus e compartilhar experiências. Particularmente tenho visto um despertar em cada um dos que vão aos encontros, um desejo de colocar em prática os estudos que estamos seguindo. Louvado seja Deus por isso.
COMPROMISSOS REALIZADOS FORA DA IGREJA LOCAL: 30 DE MARÇO – Cumprimos o compromisso de ministrar à igreja em Jabour, Vitória, ES. 05 DE ABRIL – Estudo sobre liderança na sede da CIIB em Itaquari.18 A 20 DE ABRIL – Igreja em Cedrolândia, ES. Em Cedrolândia, aconteceu a seguinte agenda: Sexta feira dia 18 – Estudo Bíblico para casais com a presença de 36 casais. Sábado dia 19 – Mensagem evangelística com presença de várias igrejas da região.
Domingo dia 20 – Estudo Bíblico sobre Família pela manhã e à noite. Para nós, foi um privilégio conhecer a igreja local e expor a Palavra de Deus para todos que Deus levou àquele lugar.
COMPROMISSOS PELA FRENTE: MÊS DE MAIO: Dia 11, domingo, ministrar na Congregação do Córrego Sete. Em dias alternados, eu e Raquel teremos algumas consultas médicas de rotina. Agradecemos e contamos com vossas orações.
Vossos irmãos em Cristo,
Paulo e Raquel Alves
Vila Velha – ES
Geraldo Gonçalves Eu de boa vontade me gastarei e ainda me deixarei gastar em prol das vossas almas. Se mais vos amo, serei menos amados? – (2 Co.12:15). Querido irmão Adonias Gonçalves e demais colaboradores, e leitores do Boletim dos Obreiros, graça e paz! Seguem as nossas notícias, referente ao mês de abril de 2025.
GRATIDÃO: Somos imensamente gratos ao nosso bom Deus, pelo suprimento diário. Louvado e glorificado seja o Seu santo nome.
PEDIDO DE ORAÇÃO: Reforçamos aqui o nosso pedido de oração pelo nosso ministério junto a igreja em Santa Bárbara, Cariacica-ES, onde estamos membros, e pelos projetos e programações para o ano 2025. Pelo nosso trabalho de evangelização na Escola Tancredo de Almeida Neves, no Bairro Santa Bárbara, próximo a igreja local. Já retornamos com os trabalhos deste ano, com as mensagens Bíblicas com as 16 tumas. Continuem orando para que essa porta possa continuar aberta para a Palavra de Deus. Apresento aqui um pedido especial em favor de duas crianças (juniores), o Lucas e o Enso.
Peço oração pela minha saúde, pois continuo em tratamento, da “Tromboflebite”. No dia 14/04, apresentei 3 resultados de exames ao meu médico, as notícias já foram melhores, entretanto, me encaminhou novamente para uma consulta com um cirurgião vascular.
Peço que continuem orando também, pelo meu processo de aposentadoria por tempo de contribuição previdenciária, que já irá completar 3 anos, no próximo dia 4 de maio.
Peço que continuem orando pelo nosso ministério na direção da CIIB, pois temos muitos desafios para este ano de 2025. Para que o Senhor nos dê sabedoria para avançar com este ministério que Ele levantou com vista ao apoio às nossas igrejas pelo Brasil. Por toda a equipe que abraçou essa causa.
Quanto a viagem a Bogotá, tenho sentido que não será possível. Agradeço àqueles que estiveram orando por nós nesse sentido.
Peço que orem pelo nosso ministério na área da capelania hospitalar. Neste mês pude realizar várias visitas, a vários hospitais, onde oramos e apresentamos uma reflexão bíblica.
Em Cristo Jesus nossa esperança, vossos conservos no Senhor, juntos na causa do nosso Divino Mestre.
Geraldo e Neuza Gonçalves
Cariacica – ES.
Jairo Souza Pantoja
Cada crente, um obreiro e a melhor maneira de espalhar o evangelho é promover a vida espiritual dos crentes.” — Stuart Edmund McNair
Amados irmãos e amigos de jornada, Saudações!
Compartilho com vocês algumas notícias que expressam o privilégio que tem sido servir ao Senhor e à Sua Igreja.
Iniciamos o mês de março cooperando com a exposição bíblica no Acampamento Verdes Pastos, em Uberaba-MG. Foram dias especiais, marcados por excelente comunhão, aprendizado mútuo e, para alguns participantes, o novo nascimento.
Após a última mensagem no acampamento, uma jovem compartilhou conosco algumas aflições que estava vivenciando, inclusive o diagnóstico de câncer recebido por um de seus familiares. Conversamos com ela e, em tempo oportuno, fizemos uma visita à sua famí- lia. Ficamos maravilhados com o agir do Senhor, pois, naquela ocasião, tivemos o privilégio de testemunhar e orar com seus familiares, convidados especialmente para aquele momento.
Ao longo do mês de março, seguimos com nossa agenda ministerial nas igrejas de Ituiutaba, além dos nossos encontros de estudo bíblico na Clínica Campos (às quartas-feiras) e no Núcleo Espaço Essencial (às sextas-feiras).
Nos dias 22 e 23 de março, tivemos uma agenda com os irmãos que se reúnem na Rua Romeu Ceoloto, em Ribeirão Preto – SP. Foi um momento muito especial. Na primeira noite, compartilhei uma pa lavra com os homens e a Lídia com as mulheres. Fomos edificados e desafiados a nos tornar mais semelhantes ao Senhor Jesus.
O mês de março se encerrou nos trazendo muitas alegrias, desafios e novos aprendizados.
Agradecemos imensamente ao Senhor por Sua condução, provisão e fortalecimento. Muito obrigado a todos vocês que separam um tempo para ler estas notícias, orar por nossa família e compartilhar o que acharem necessário.
Estamos certos de que o Senhor está conosco — e isso nos encoraja e anima a prosseguir.
Recebam nosso abraço fraterno e continuem olhando firmemente para o Senhor Jesus Cristo.
Nos laços do Calvário,
Jairo e Lídia Pantoja
Ituiutaba – MG
Missão Novas Tribos do Brasil

Às Igrejas e irmãos Obreiros, solicitamos que enviem notícias e relatórios para: [email protected]
Acesse o Boletim dos Obreiros no endereço: http://ciib.org.br/boletimdosobreiros


LINK PARA BAIXAR E VER E PDF:
https://ciib.org.br/wp-content/uploads/2025/05/BOLETIM-OBREIROS-ABRIL-25.pdf