Reflexões de Fim de Ano
Jayro Gonçalves
(Transcrito do Livro Crônicas Textuais – Edições Cristãs – 2007 – p. 257-259
“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão” (1ª Co. 15:58).
Dezembro é um mês turbulento e cheio de emoções que nos envolve com situações peculiares ao término do ano. Somos levados a reflexões profundas, que afloram naturalmente em razão do fim de mais uma etapa de nossa vida, para verificação dos resultados que alcançamos na execução dos projetos estabelecidos no início do período.
São os balanços inevitáveis que temos de fazer e que, muitas vezes, nos levam a decepções e frustrações contundentes. Embora seja o mês de muitas festas e manifestações de falsa alegria, a verdade é que as conclusões a que chegamos nem sempre são animadoras!
No turbilhão de nossas reflexões mentais constatamos os tremendos fracassos que tivemos e a inutilidade de muitas de nossas iniciativas e atuações! E o pior de tudo é que acabamos por perceber que a história se repete a cada ano.
São as contingencias da vida humana, sustentadas apenas pelos nossos precários e enganosos valores pessoais e materiais, nos quais tanto confiamos e dos quais nos valemos para as nossas realizações, evidência incontestável do nosso orgulho e de nossa reprovável autossuficiência. Apenas castelos de cartas, em alicerces de areia movediça, que não resistem aos impactos inevitáveis das adversidades!
No meio de tantas reflexões negativas e frustrantes gostaria de sugerir uma reflexão positiva que pode mudar esse quadro sombrio e nos estimular a um novo curso na história da nossa vida, que nos há de levar, com segurança, a realizações compensadoras e de valor inestimável.
Creio que o texto de 1ª Co. 15:58 acima transcrito presta-se para bem para uma reflexão sobre o momento cronológico do fim do ano. Na versão BV o texto diz: “Portanto, meus queridos irmãos, já que é certa a vitória futura, sejamos fortes e firmes, sempre produzindo muito no trabalho do Senhor, pois vocês sabem que nada do que vocês fazem para o Senhor é desperdiçado, como aconteceria se não houvesse ressurreição”. Vejamos alguns aspectos:
1 – “PORTANTO” – Por causa da ressurreição de Cristo e da nossa, sabemos que servi-lo não é atividade vazia e inútil. Nossas RE- FLEXÕES DE FIM DE ANO devem ter como base a certeza irremovível do fato incomparável da “ressurreição”.
Nessa certeza deve se fundamentar a nossa disposição de fazer de nossa vida uma profícua atuação da realização do projeto de Deus para nós. O que valerá como patrimônio de real valor há de ser o que nós nos dispusermos a fazer para o Senhor, na sua soberana vontade e na sua indispensável dependência.
2 – “SEDE FIRMES” – Uma crença firme na ressurreição e uma esperança definida quanto ao futuro dão incentivo para o serviço no
Firme é o que é fixo, sólido e seguro. Tem a ver com robustez, força, intrepidez, constância, perseverança, determinação e pronta decisão. A “firmeza” é o fundamento, ou alicerce robusto das nossas realizações vitoriosas. O que dá firmeza à nossa postura cristã realizadora é, em primeiro lugar, a Palavra de Deus.
A firmeza se acentua na medida em que aprofundamos mais e mais as raízes que dão base à nossa atuação cristã na indestrutível, viva e eficaz Palavra de Deus. Em segundo lugar, a manifestação da nossa fé incondicional em Deus e no que Ele diz.
3 – “INABALÁVEIS” – Inabalável é o que é resistente a tudo e a todos. É o inquebrantável. É o corajoso, que se manifesta intrépido, imperturbável, inalterável, sereno, inexorável e insensível às investidas malignas.
É o que não se verga, quando os ventos são muito fortes; o que não cai, apesar do terremoto das adversidades e das oposições; que não se dobra aos impactos das inverdades, sofismas e injunções maliciosas; que não se rende perante as ameaças do inimigo. A plenitude do Espírito garante isso…
4 – “SEMPRE ABUNDANTES” – Como diz a BV: “Sempre produzindo muito no trabalho do Senhor”. O que Deus mais deseja é que produzamos muito fruto (Salmos 1:3; João 15:5,16). Isso depende de uma perfeita sintonia com o Senhor e dependência total dele.
Note, no texto, o advérbio de tempo “sempre”. A nossa produtividade espiritual deve ser contínua. O pecado não confessado anula essa produtividade permanente.
5 – “NO SENHOR, O VOSSO TRABALHO NÃO É VÃO” – Como diz a BV, sabemos que nada do que fazemos para o Senhor é desperdiçado. Nosso esforço estará sendo investido na causa vence- dora do Senhor. Ele, também, nos recompensará na Sua segunda vinda (Mateus 25:21; Lucas 19:17).
Relatórios
Cláudio Martinowsk
Olá amados irmãos,
Segue informações do ministério em Portugal 2023. Desejamos ricas bênçãos aos irmãos neste Natal e no Novo Ano. Fraternal abraço.
Queridos irmãos e irmãs, em cada uma das Igrejas, que nos acompanham neste ministério em Portugal.
Desejamos expressar nossa profunda gratidão a Deus e a todos vocês que oraram por nós no decorrer deste ano de 2023.
O Ministério em Portugal continua a ser um grande desafio. Segundo o Censos de 2021, os evangélicos são 2,1% dos residentes em Portugal. Se estivéssemos em um vagão de trem com 100 pessoas, poderia haver duas pessoas Evangélicas neste vagão.
Além de serem poucos Evangélicos as Igrejas existentes tem seu crescimento mais pela vinda de estrangeiros do que pela conversão do povo Português.
O Distrito de Leiria está no Litoral, na zona Centro de Portugal. Temos as reuniões Dominicais em nossa casa, na cidade de Marinha Grande, cerca de 12 km distante de Leiria.
No decorrer do ano, realizamos diversas atividades: os grupos de estudo nos lares, os encontros de casais, também convidamos famílias para refeições em nossa casa, encontros nos cafés e no período de verão temos encontro nos parques.
O Casal Peter e Nelly Cerqueira, com seus filhos, vivem a cerca de 1 hora distante na direção sul de Portugal. Eles estão iniciando o programa de evangelismo na cidade de Louriã. Aos domingos eles se reúnem conosco e têm sido de grande bênção para a Igreja aqui. Por favor, orem pelo ministério deles na cidade de Louriã, em Portugal.
Frequentemente temos sido convidados para pregar em outras Igrejas e neste ano, por indicação do casal, Carlos e Margarida Cerqueira, que servem ao SENHOR em Igrejas de fala Portuguesa nos Estados Unidos, fomos convidados para a conferência na Igreja em Framinghram, Massachusetts, e também estivemos na Igreja em Rhode Island.
Neste período o casal Gavin e Janet vieram da Austrália e es- tiveram durante o mês de Setembro apoiando aos irmãos aqui em Marinha Grande e Leiria.
Este foi um ano muito abençoado na comunhão da Igreja local e pelas visitas que recebemos no decorrer do ano.
Com a Vinda do irmão Edward e Nancy Gomes da Luz, missionários da Missão Novas Tribos do Brasil, tivemos um fim de semana de preciosos estudos da Palavra
No mês de Julho estiveram conosco os queridos irmãos Adolfo e Giane, ele é médico e também um dos presbíteros em uma das Igrejas que nos recomendou ao ministério em Portugal.
Organizamos uma conferência onde o irmão Adolfo pregou e o meu filho, Henrique R. Martinowski trouxe informações missionárias, do trabalho que ele vem desenvolvendo junto à missão Steiger nos Estados Unidos da América.
Todos os finais de ano fazemos distribuição de calendários, neste ano temos cerca de 400 para serem distribuídos. Sempre são bem aceitos e assim também buscamos novos contatos.
Continuamos com a gravação de vídeos para o canal no Youtube, “Rota 90 graus”
Por favor, continuem orando por nós e que O SENHOR continue a ser glorificado neste lugar.
Desejamos muitas bênçãos a todos vocês, nas celebrações do Natal e para o Novo Ano.
Ligados no Amor de Jesus Cristo nosso SENHOR.
Cláudio e Daisy Martinowski
Paulo Eduardo Martins
Olá meus amados irmãos, emocionado aqui escrevo essas palavras e perdoem-me se falar algo talvez desnecessário, mas a emoção toma conta agora.
Neste dia 21 de Dezembro estamos louvando a Deus por 20 anos servindo ao Senhor aqui no Nordeste.
Saímos de Ituiutaba – M.G. com destino a Jacaraú – P.B., sem saber de muita coisa, mas com uma profunda convicção de estar dentro da vontade de Deus.
Chegamos no interior, pegamos uma camionete alugada, subimos na carroceria e as duas horas da madrugada chegamos, com algumas poucas coisas, debaixo de chuva, isso depois de 3 dias em um ônibus velho que veio quebrando na estrada, mas estávamos cheios de alegria por estar onde o Senhor nos queria.
Quantas coisas Deus tem feito durante esse tempo. Quantas alegrias, experiências, tristezas, decepções, mas uma certeza DEUS TEM SIDO TÃO BOM PARA CONOSCO, DEUS TEM SIDO FIEL
TODOS OS DIAS. Ver a igreja em Jacaraú animada, ver trabalhos como em Duas Estradas, Lagoa de Dentro, Camaratuba e Tanque Dantas, nos anima e nos leva a dizer “GRANDES COISAS TEM FEITO O SEHOR, POR ISSO ESTAMOS ALEGRES” valeu a pena! Louvado seja Deus em tudo!
Me faltam palavras aqui para expressar, são 20 anos na dependência exclusiva deste Deus fiel! A Ele toda a Glória.
OBRIGADO a você que ORA por nós! Suas orações são muito importantes.
A você que COOPERA conosco em OFERTAS, meu muito obrigado por ser cooperador nessa obra que fazemos juntos.
Somos pequenos servos nas mãos deste Deus tão grande.
“Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!” (1 Coríntios 9:16).
Paulo Eduardo e Tatiane Martins
Geraldo Gonçalves
Por isso não desanimamos; pelo contrario, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo o nosso homem interior se renova de dia em dia (2 Co.4:16).
Amados em Cristo, leitores deste abençoado canal de comunicação entre o povo de Deus, graça e paz!
GRATIDÃO:
1º) – Ao nosso bom Deus, pelo privilégio em poder servi-LO em Sua obra, e pela Sua fidelidade e cuidado conosco durante o ano de 2023.
2º) – Às igrejas locais; ao projeto contribuição e vários irmãos e irmãs que em particular, contribuíram conosco durante este ano de 2023. A nossa oração ao Senhor, é para que em Sua infinita graça, Ele continue abençoando-vos e suprindo-vos ricamente em tudo, (Fp.4:19).
3º) – Quero aqui me dirigir aos membros da diretoria executiva da CIIB, e aos departamentos de comunicação, e de apoio às igrejas, com agradecimento a cada um que faz parte da grande FAMÍLIA CIIB a qual está em fase de crescimento, pelo vosso companheirismo e ser- viços prestados voluntariamente, sabendo que estamos fazendo para o Senhor. Quero aqui encoraja-los, para que em 2024, com a graça de Deus, possamos trabalhar ainda mais, em prol do Reino de Deus.
NOTÍCIAS:
Continuamos servindo ao Senhor na igreja local, em Vila Bethânia, Viana – ES, onde estamos membros, a qual segue em sua marcha, firme no Senhor e procurando cumprir com o IDE de Jesus, e a ensinar a Sua palavra para os crentes. Damos ali 2 domingos por mês, e tenho atendido a alguns convites fora, conforme datas a seguir:
Nos dias 02 e 03/12, estive ensinando e pregando o evangelho, com os queridos irmãos em Vila Paulista – Barra de São Francisco – ES. Nos dias 09 e 10/12, conseguimos realizar uma série de reuniões alusivo ao dia da Bíblia, em Vila Paulista, em conjunto com a AOC e as Lideranças das Igrejas do Norte e Noroeste do ES e Leste de MG. Tivemos um tempo muito precioso, onde ouvimos o nosso irmão Joaquim Almeida, ministrando por 4 vezes. Louvamos a Deus pela decisão por Cristo de 7 pessoas, sendo 3 adultos e 4 juniores/adolescentes, e são eles: (Adultos: Pedro Henrique, Orlando e Adriana. Juniores/ado- lescentes: Adriam, Íngride, Iago e Jhônatan. Pelos quais pedimos que estejam orando).
No dia 16/12, estive pregando sobre missões, na igreja em Vila Oásis e no dia 17/12, estive pela manhã e noite ministrando com os ir- mãos em Santa Bárbara, também em Cariacica-ES.
PEDIDO DE ORAÇÃO:
Pedimos que continuem orando pela nossa saúde, “minha e da minha esposa”, pelo meu processo de aposentadoria por tempo de contribuição previdenciária; e também pelo nosso ministério, diante de vários compromissos, e dentre eles, as muitas atividades pela CIIB, pois assim como ocorreu neste ano de 2023, estamos com uma agenda para 2024, que com a permissão do Senhor, serão realizados 4 encontros entre igrejas, que são promovidos pela CIIB e 4 ações evangelísticas, onde temos chegado para apoiar as igreja com equipes de evangelismo. Estamos criando um núcleo de apoio às igrejas do Norte/Noroeste do ES e Leste de MG, que esperamos funcionar a partir de janeiro de 2024. Estamos alinhando também, para a criação de um Núcleo na região do Sul do ES.
Vossos conservos no Senhor. Juntos na causa do nosso Divino Mestre.
Geraldo e Neuza Gonçalves – Cariacica-ES.
Às Igrejas e irmãos Obreiros, solicitamos que enviem notícias e relatórios para:
Acesse o Boletim dos Obreiros no endereço:
2 Comentários
Bom dia !!
Tenho ouvido o irmão Mario Persona e cheguei até aqui !
Moro no centro de São Paulo no bairro Vila Buarque.
Os irmãos se reúnem no nome Do Senhor como o irmão Mário Persona ?
Grande abraço.
irmão Lenio.
11.9.7079.2477
Caro irmão Lenio,
O Movimento dos Irmãos dividiu-se em duas vertentes conhecidas como: Irmãos Abertos ou livres e Irmãos fechados ou exclusivistas.
O irmão Mário persona faz parte do segundo grupo e nós do primeiro (abertos). Apesar de termos várias coisas em comum, normalmente somos rejeitados pelos exclusivistas por algumas diferenças que eles julgam ser prioritárias e que nós os abertos julgamos serem secundárias. Portanto, as igrejas da nossa linha não fazem parte das igrejas “ligadas” ao irmão Persona.