Boletim dos Obreiros dezembro 2025

 ARTIGO DO MÊS:

O Sustento do Obreiro
 
Jabesmar Guimarães

Esse é e um Boletim missionário e não poderíamos falar de missões sem falar do papel da igreja na obra missionária. E, como sempre deve ser, devemos nos voltar à Bíblia para buscar orientação neste sentido. É no livro de Atos dos Apóstolos que encontraremos uma boa base bíblica para nos orientar neste sentido. No capítulo 13 de Atos encontramos Barnabé, Paulo e João Marcos dando início à primeira viagem missionária narrada nas escrituras.

É notável o fato de Lucas não começar pura e simplesmente a narrar a viagem a partir do momento em que eles “puseram o pé na estrada”. Antes, ele narra os acontecimentos que antecederam aquela que seria a primeira de três viagens missionárias. Ele deixa bem claro que Paulo e Barnabé foram, por orientação direta do Espírito Santo, separados pela igreja para a obra de evangelização.

Portanto, é de suma importância olharmos para o modelo bíblico de envio missionário registrado pelo Espírito Santo, através da pena do doutor Lucas. Ele inicia a narrativa descrevendo como a igreja de Antioquia era servida por profetas e mestres. Aqui, ele alista aqueles que estavam dispostos para o serviço do Senhor (13.1). A seguir, passa a descrever como os missionários foram solenemente nomeados numa reunião da igreja.

Esta narrativa descreve a primeira missão planejada aos gentios. Planejada e posta em prática pela igreja de Antioquia, não sendo uma decisão de pessoas isoladas, mas sim de uma igreja local. Foi um movimento explicitamente dirigido pelo Espírito Santo e não resultante de perseguição como no caso da missão à própria cidade de cidade de Antioquia da Síria, de onde saíram. O Espírito Santo chamou e a igreja abriu mão de dois de seus melhores líderes, os quais, depois de oração e jejum em prol da tarefa que estava diante deles, foram comissionados com a imposição de mãos, simbolizando com isto que se associavam com eles, recomendando-os à graça de Deus (cf. 14.26).

Isto vem mostrar que missões sempre foi o objetivo de Deus. A iniciativa de alcançar os perdidos sempre partiu primeiramente dEle. Foi Ele quem enviou seu Filho como missionário a este mundo contaminado e deturpado pelo pecado. Podemos observá-Lo mais uma vez, na pessoa do Espírito Santo, tomando a iniciativa e chamando a Barnabé e Paulo para levar Seu amor aos perdidos. A igreja, por sua vez, estava buscando a orientação do Senhor, querendo saber qual era a Sua vontade para ela. A resposta veio: Deus os queria ver profundamente envolvidos com missões. É interessante notar que a palavra grega usada para traduzir “os despediram” é apelysan (de apolyo = libertar, soltar, deixar ir), significando com isto que a igreja deixou os dois livres, abriu mão deles, para a tarefa para a qual Deus os havia chamado.

Fica patente que a promotora de missões é a igreja. Não deve haver trabalho missionário desassociado da igreja local, sem seu apoio de oração, pois a igreja é a retaguarda espiritual do missionário. É digno de nota o fato de que Paulo e Barnabé são encontrados em plena atividade na igreja. Primeiramente mostraram serviço onde estavam, por isso a igreja os apoiou, pois já conhecia o ministério deles. Deus chama quem trabalha, foi assim com Eliseu, Gideão, Davi, Amós e outros.

O compromisso entre a igreja e os missionários era mútuo, pois após o término da viagem, foi a esta igreja que eles regressaram para contar como Deus os havia premiado com o sucesso no trabalho missionário entre os gentios, sucesso ao qual também a igreja fizera jus.

Temos aqui o modelo bíblico para o envio de missionários ao campo de trabalho. Agindo assim, os missionários têm uma retaguarda que os apóia financeiramente e, o que é mais importante, espiritualmente, em oração. Paulo e Barnabé voltaram para a igreja pela qual haviam “sido recomendados à graça de Deus para a obra que haviam já cumprido” (At 14.26).

Hoje, com as complicações diplomáticas, muitas vezes a igreja se verá obrigada a enviar seu missionário ao campo, por meio de uma organização missionária especializada. Isto, de forma alguma, vem contra o parâmetro bíblico, pois, no final das contas, o missionário tem a retaguarda coberta por sua igreja local.

Falando um pouco sobre o tipo de trabalho desenvolvido por estes missionários (Paulo e Barnabé), é bom lembrar que eles não viviam simplesmente a viajar de um lado para outro sem rumo certo. Hoje, em muitas igrejas, a idéia que se tem de um missionário é daquela pessoa que vive cada final de semana em uma igreja diferente.

“…recebemos um quadro falso da estratégia de Paulo se imaginamos que ele corria rapidamente em viagens missionárias de um lugar para o outro, deixando por detrás dele pequenos grupos de convertidos semi-instruídos; era sua política geral permanecer numa só localidade até que tivesse estabelecido os alicerces firmes de uma comunidade cristã, ou até que fosse forçado a ir embora por circunstâncias além do seu controle.”¹

Tenhamos em mente que o livro de Atos narra acontecimentos que duraram trinta anos. Quando o lemos, a impressão que temos é a de que as coisas aconteciam numa rapidez vertiginosa. Todavia, somente o período das viagens de Paulo, duraram cerca de oito anos, talvez um pouco mais. E em Corinto, por exemplo, ele se demorou um ano e meio, já em Éfeso ele permaneceu por três anos (totalizando quatro anos e meio somente nestas duas cidades). Sabedores disso, devemos abandonar a ideia errada de que trabalho missionário é sempre itinerante. Missionário é aquele que é enviado a um determinado lugar e ali funda uma igreja, prepara uma liderança através de treinamento, para só depois, se assim for orientado, sair para outra localidade.

 
 
 
 

Relatórios

Paulo Alves Jorge

“E tudo o que fizerdes, seja em pa
lavra, seja em ação, fazei-o em
nome do Senhor Jesus, dando por
ele graças a Deus Pai”.(Colossen
ses 3.17 RA)


NOTAS DE AGRADECIMENTOS.
Amados em Cristo, nossa última cartinha deve seguir permeada de gratidão e Louvor ao Senhor pelo que Ele fez em e através de nossas vidas, apesar da nossa indiscutível limitação.

GRATIDÃO PELA VIAGEM A ANGOLA.
Chegamos dia 27/11 muito agradecidos pelo que o Senhor fez. Foram várias conversões a Cristo, várias pessoas que, ao serem confronta das com a Palavra de Deus, tomaram importantes decisões em suas vidas, como por exemplo, no Retiro de Casais que realizamos, vimos casais aos prantos renovando a aliança um com o outro e alguns cônjuges crendo no Senhor Jesus ao serem confrontados pessoalmente sobre o Evangelho.

GRATIDÃO PELA READAPTAÇÃO AQUI NO BRASIL.
Estamos gratos pela maneira como o Senhor trabalhou em nossas vidas nesses dois anos e meio, Maio de 2023 até aqui. Sinceramente, por mais de um ano sentimos muita dificuldade e tivemos que pedir socorro. Graças ao Senhor que, prontamente preparou servos e servas para nos ajudar trabalhando o choque reverso que nos atingiu de maneira que agora já estamos quase 100% adaptados.

GRATIDÃO POR MAIS UM ANO DE VIDA E MINISTÉRIO.
Muito obrigado ao Senhor da Seara por nos permitir alcançar mais um ano de serviço ministerial. Nós somos dEle, a Obra é dEle, a Ele pertence a Honra, a glória e o Louvor por tudo que Ele fez, como já mencionei, apesar de nos.

GRATIDÃO A VOCÊ!
Isso mesmo, somos gratos a você, como pessoa, como família e como igreja, pelas orações, ofertas, lembrança e encorajamento durante mais um ano. E tem uma coisa, contamos com você para que possamos juntos, dar continuidade a esse serviço glorioso em 2026.

PARA VOCÊ ORAR:
Pelos novos convertidos (e por aqueles que estão fazendo um discipulado com eles) durante nossa estadia em Angola. Alguns dos nomes: Dara Catembue, Rodrigo, Dona Carla, Victor, Atays Chavier, Carla Isaac, Evandro, Jacira Frazão, João Chova, Luis Cuijicueni, Mauro Amaro e Patrícia Faria.

PELA VISITA DO NOSSO FILHO E NORA.
Na permissão do Senhor estamos aguardando, depois de três anos sem nos vermos, o Matheus e a Letícia que moram no Canadá, para passarem uns dias conosco.

COMPROMISSOS NA IGREJA LOCAL:
Orem pela exposição da Palavra do Senhor, na noite de 31/12 e no domingo dia 11/01.

DISCIPULADO EVANGELISMO E ACONSELHAMENTO:
(A maioria casais) Rian e Lays (evangelismo), Evandro e Lilian (ele é candidato ao batismo), Hugo e Isabel (ele é novo convertido e recém chegados a igreja), Caio e Sofia (aconselhamento), Adolfo e Renata (aconselhamento) e o Tiago que também é candidato ao batismo. Com todos esses, temos encontros semanais e tem sido uma benção trabalhar com cada um deles.

VISITA A CASA DE ORAÇÃO EM MARECHAL FLORIANO – ES.
Orem pelo privilégio de conhecer e ministrar a Palavra nesta localidade.

No mais, um abençoado 2026 a todos. Sempre a vossa disposição, vossos irmãos em Cristo,

Paulo e Raquel Alves – Vila Velha – ES

 

Saudações Amados irmãos em Cristo Jesus. Pela graça de
Deus, estamos encerrando mais um ano e até aqui nos ajudou o Senhor (1Sm 7:12d).

Estou em tratamento de saúde desde o mês de Março e prossegui no Doutorado em Física na UFES até hoje (19/12/2026). Agora, realmente preciso tirar uma licença médica…


Estou em tratamento de saúde desde o mês de Março e pros segui no Doutorado em Física na UFES até hoje (19/12/2026). Agora, realmente preciso tirar uma licença médica. Lutei com todas minhas forças até aqui.

Comunico que retornei a reunir na Igreja em Central Carapina – Serra – ES, à qual nos recomendou à Obra Missionária em 2003 e fica localizada no bairro onde moro. Durante 9 anos cooperamos com a Congregação em J. Anchieta II, na qual reuni até o dia 07/12/2025. Por enquanto, continuarei como membro em J. Anchieta, aguar 14 dando a direção clara do Senhor para o próximo passo em Cristo Jesus. Por gentileza, estejam orando para que a UFES aceite meu pedido de licença Médica por 180 dias, a partir do dia 22/12/2025 e que eu continue recebendo minha Bolsa do governo estadual durante este período de 6 meses, no qual uso para suprir minhas necessidades e da minha Família. Solicito vossas preciosas orações pela chegada do meu neto Santiago Lucas, prevista para o mês de Fevereiro de 2026. Intercedam pela saúde da minha Esposa Sueli, pois está com inflamação/síndrome do túnel do carpo na mão direita com possível necessidade de cirurgia. Orem ao Senhor para que minha filha Ágata retorne para os caminhos de Cristo Jesus. Neste período que estivemos na Universidade fazendo a graduação em Física (1998-2005), no Mestrado Profissional(2020-2023) e Doutorado(2024-2025), evangelizamos os Estudantes e Professores, utilizando nosso testemunho, o Devocional boa Semente, folhetos e calendários, bem como nossas redes sociais, especialmente o Whatsapp. Apoiamos a Aliança Biblica Universitária do Brasil (www.abub.org.br) e a Cruzada Estudantil para Cristo (www.cru.org).

Em Cristo Jesus,
Ozeias Mauricio Pereira – Serra – ES

Adonias
Gonçalves

Eu amo o Senhor, porque ele me ouviu quando lhe fiz a minha súplica. Ele inclinou os seus ouvidos para mim; eu o invocarei toda a minha vida
(Sl. 116:1-2 – NVI)

Enfim, chegamos ao final de mais um ano. Lutas e provas fizeram parte do ano que se encerra. No entanto, podemos ressaltar as grandiosas bênçãos do Senhor sobre nós, suprindo-nos com sua infinita graça.
A igreja do Senhor em Aracruz – ES segue dentro da normalidade, sempre sob os cuidados de Deus que bondosamente a tem sustentado todos esses anos. Louvado seja o Senhor.
Quanto à minha esposa e eu, seguimos animados na gloriosa obra do Senhor. Enfrentamos incontáveis desafios nestes 25 anos de serviço de tempo integral, mas pela graça de Cristo, temos colhido vitórias para a glória de Deus.
O mês de dezembro foi bem corrido para todos nós. Tive a oportunidade de pregar a Palavra de Deus num grande evento promovido pela CIIB, que ocorreu na cidade de Barra de São Francisco, por ocasião do dia da Bíblia. Participaram do culto vários irmãos e irmãs no louvor a Deus que foi impactante a todos nós. Muitos outros irmãos estiveram na organização e apoio tão necessário, uma vez que o evento foi realizado na praça central da cidade. Muitos puderam ouvir a Palavra de Deus e os frutos, certamente, serão conhecidos na eternidade.

GRATIDÃO
Aproveito para agradecer, primeiramente e sempre ao Senhor nosso Deus. Agradeço também aos irmãos que têm contribuído com o nosso ministério, alguns até de forma anônima. É certo que Deus os conhece e há de recompense-los com sua bondade e misericórdia.

PEDIDOS DE ORAÇÃO
Peço que continuem a orar pela minha saúde. Há dias em que a fibromialgia tenta limitar-me, no entanto Deus é fiel e com Sua forte mão, tem me amparado. A Deus toda glória.
Orem pelos meus pais. Há alguns anos deixaram a grande Vitória e vieram para Aracruz afim de ficarem mais perto, já que sou o único filho. Minha mãe, já com 83 anos e meu pai, 82. Ambos adoentados, carecendo de cuidados. Minha esposa e eu estamos cuidando de maneira mais efetiva, motivo pelo qual, tenho evitado viagens longas. Estou certo que Deus sabe de antemão todas as coisas. E é somente nEle que deposito toda a minha confiança. Orem por nós.

No mais, queremos desejar a todos os amados irmãos (ãs) um feliz ano novo, vivendo sempre para engrandecer o Nome Glorioso do Senhor Jesus.
No amor de Cristo,

Adonias e Luciléia Gonçalves – Aracruz – ES

Adriana Kohler
Cardoso Bernardo

Estimados irmãos em Cristo!
I Samuel 7:12 ” (…) Até aqui nos
ajudou o Senhor”

 

Graças a Deus por vossas vidas e estarem na brecha intercedendo e caminharem conosco ao longo desses anos. Deus seja com cada um e abençoe ricamente.
Agradecer pelo Acampadentro para meninas realizado em novembro, onde puderam ouvir a Palavra e terem um momento de comunhão e se conhecerem melhor.
Louvar a Deus pelo ministério de capelania Escolar que foi realizado juntamente com uma irmã de outra igreja, numa escola pública nas turmas de 6º ao 8ºano durante o ano , sendo que a avaliação dos alunos e dos gestores foi positiva e já renovaram conosco o projeto para o ano 2026.
Intercessão: pela saúde de Adriana, pelos filhos sabedoria nas decisões, proteção e fortalecimento espiritual da família.
Pela vida da Rejane e o filho Eliezer de 6 anos, que foi alcançada pelos clubes bíblicos, que continue firme e crescendo na graça do Senhor Jesus.
Pelos clubes bíblicos, orem pela equipe e pelas crianças que têm participado, que haja salvação e as famílias sejam alcançadas.
Orem Pela sra. Dilva e a neta Valéria, salvação. Pela sra Ivanilde e familiares, orem por salvação. Orem Pelo ministério semanal em escolas, que Deus nos guie com sabedoria na Palavra e direção quanto ao próximo ano. Orem pelas visitas que temos realizado, que haja desejo de conhecer mais a Deus e crescimento espiritual dos decididos.
Pelo apoio junto à igreja local que temos dado, que sejamos um instrumento útil nas mãos do Senhor cada dia.

Ótimo ano 2026 com as bençãos renovadas pelo Senhor.
Muito obrigado,
Em Cristo
Adriana Kohler Cardoso Bernardo – Chapeco – SC

Paulo Eduardo
Martins

Não nos cansemos de fazer o
bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos.” — Gálatas 6:9
Queridos irmãos, saúdo a todos com alegria e gratidão, reconhecendo que grandes coisas tem feito o Senhor por nós aqui no agreste da Paraíba. Cada oração, cada palavra de encorajamento e cada gesto de cooperação têm sido instrumentos preciosos para sustentar a obra que o Senhor nos confiou.

Motivos de gratidão
Neste mês intensificamos o Projeto Minha Casa, uma Casa de Oração, com semanas de reuniões diárias. Foi um tempo de comunhão e fortalecimento espiritual.


Realizamos um culto em Várzea Comprida, na casa da irmã Eunice. Ela convidou mulheres de sua família e conhecidas, muitas delas líderes da igreja católica
que, no passado, aprisionaram quando se converteu. Elas participaram atentamente e disseram ter gostado. Louvamos a Deus por isso e seguimos orando por conversões naquela localidade.
As demais igrejas locais seguem animadas, firmes na fé e na preparação para as próximas atividades.

Conferências e eventos
Estamos organizando nossas conferências nos dias 13 e 14 de dezembro, e nesta semana teremos reuniões especiais em todas as localidades onde pregamos. Orem pela organização e preparo, pois envolve muitos detalhes e, por vezes,
nos sobrecarrega.
Orem também pelo irmão Paulo Magri, que virá de Uberaba (MG)
para estar conosco. O Projeto Natal na Praça já está em andamento: percorremos as praças da cidade anunciando o verdadeiro sentido do Natal.
Teremos ainda a Cantata de Natal, uma noite especial na Casa de Oração em Jacaraú, onde proclamaremos a mensagem da encarnação de Cristo.

Peço que OREM. Estamos
planejando também presentear as 100 crianças que trabalhamos o ano todo, com um presente de natal ( sempre geram expectativa) No valor simbólico de R$ 8,00
cada um.

Batismos e casamentos

Alguns irmãos estão se preparando para o batismo. Temos três casais que precisam se casar para então passar pelas águas. E alguns jovens também. Oremos por eles, para que deem este passo de fé e obediência.

Viagem a Minas Gerais

Após três anos sem visitar nossa região e a família da minha esposa, planejamos viajar a Minas Gerais no dia 02 de janeiro, de ônibus. Nesta ocasião, é nosso propósito que Tatiane faça um tratamento para diagnosticar os problemas de saúde que enfrenta. Como alguns sabem, ela tem perdido a capacidade de articulação das palavras e apresenta dificuldades de coordenação motora. Orem pela provisão e pela direção de Deus neste processo.

Gratidão

Agradecemos profundamente pelas orações e ofertas que têm sustentado esta obra. Cada gesto de amor e cooperação fortalece nosso coração e nos ajuda a prosseguir. Seguimos juntos, certos de que o Senhor é fiel e continua operando maravilhas. Que Ele recompense cada um de vocês com graça e paz abundantes.

Com gratidão e carinho em Cristo,
Paulo Eduardo Martins – Jacaraú – PB

Geraldo Gonçalves

…Oh! Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia. (Sl.34:8). 
Querido irmão Adonias Gonçalves e demais irmãos colabora
dores, e leitores do Boletim dos Obreiros, graça e paz! Seguem as nossas notícias, referente ao mês de dezembro de 2025. 

GRATIDÃO: 
Somos agradecidos ao nosso bom Deus, pela Sua maravilhosa graça, pela qual fomos salvos, e sustentados em nossa caminhada cristã. 
Agradecemos as orações pelas nossas vidas e ministério.
Somos gratos também ao Senhor por mais uno que se finda, e pelo privilégio em compartilhar a Sua palavra com os irmãos em algumas localidades.
Somos também gratos a Deus, pelas equipes da CIIB, e por cada um que deu o seu contributo para que durante o ano de 2025, pudéssemos ver o avanço deste ministério, com a realização de várias atividades, inclusive na área de evangelização, podendo ver vidas serem alcançadas para Cristo.

PEDIDO DE ORAÇÃO:
Pelo ministério da CIIB – Comunhão das Igrejas dos Irmãos no Brasil, pois temos muitos desafios para o próximo ano, com a permissão do Senho. Orem também, pela reunião da assembleia geral da CIIB, para eleição da nova Diretoria execitiva e conselho fiscal, que se dará no dia 17 de janeiro de 2026, para o triênio 2026 a 2028.
Pela igreja local em Santa Bárbara, Cariacica – ES, onde estamos membros e ajudamos com o nosso ministério da palavra de Deus.
Pelo nosso projeto em dar início a um trabalho de evangelização em nossa casa, para crianças e adultos do nosso Bairro.

Aproveito para deixar o nosso abraço com muito carinho a todos, e uma palavra de encorajamento aos amados em Cristo, desejando que, no próximo ano, com a permissão e bênção do Senhor, tenhamos boa saúde física e espiritual, e estejamos com mais disposição ainda, para continuar servindo com alegria em Sua obra, (Sl.100:2).

No amor de Cristo Jesus nossa esperança, vossos conservos no Senhor, juntos na causa do nosso Divino Mestre,
Geraldo e Neuza Gonçalves – Cariacica-ES. 

Baixar em PDF o Boletim dos Obreiros:

https://ciib.org.br/wp-content/uploads/2026/01/BOLETIM-OBREIROS-DEZEMBRO-25.pdf

 
Às Igrejas e irmãos Obreiros,
solicitamos que
enviem notícias e relatórios para:
 
 
Acesse o Boletim dos Obreiros
no endereço:
https://ciib.org.br/boletimdosobreiros
 
 

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − 8 =

Follow by Email
WhatsApp