AMOR X MEDO:
A BATALHA DOS SÉCULOS!
Mário Machado
Entre tantos fatores que podem fazer com que as pessoas não se aprofundem no relacionamento com Deus e com seus semelhantes, o principal deles é o medo.
Medo (covardia) e amor são apontados na palavra de Deus como um paradoxo; atitudes que se anulam I Jo 4:18.
Creio eu, que a Bíblia não está falando aqui da apreensão comum a todos os seres humanos, diante do novo, do desconhecido, mas, de uma atitude de incredulidade que leva a medir os riscos de maneira arrogante, baseada nos próprios recursos e não na provisão graciosa de um Deus pessoal, vivo, verdadeiro e que em todo o tempo tem cuidado de nós I Pe. 5:6,7.
O medo que paralisa e impede o ser humano de fazer o que ele sabe que deve ser feito tem sua origem na incredulidade e foi a razão que levou a primeira geração dos filhos de Israel a não tomarem posse da terra prometida e dos covardes não entrarem no reino dos céus. Esse mesmo medo pode estar impedindo você de entrar no Santo dos Santos, uma vez que o escritor de Hebreus assevera que temos que ter intrepidez para fazê-lo. Lembre-se de que “O verdadeiro amor lança fora o medo”.
O amor de Deus por nós – É imutável Romanos 8:31-39.
Quando confiamos que o amor de Deus por nós é imutável, ou seja, não varia de acordo com o seu humor ou com nossa fidelidade ou falta dela, nos sentimos seguros e confiantes de que sua graça e misericórdia nos levarão para casa aconteça o que acontecer e desse modo pregamos, exortamos, vivemos a vida cristã sem temer o que nos possa fazer o homem, enquanto somos guiados diariamente à oração, ao estudo da palavra, pelo poder do Espírito Santo, desenvolvendo assim comunhão cada vez mais profunda com Deus. Conhecemos quem ele é e qual o seu propósito eterno para nós em Cristo Jesus. Assim, firmados nele, dissipam-se as trevas da ignorância e da mentira com as quais satanás enche o coração dos homens de temor para que não lhes resplandeça a luz do evangelho.
Quando nos permitimos meditar na grandeza do amor de Deus por nós expressado por seu Filho Bendito ali na cruz central do calvário, lançamos fora o medo e o amor triunfa.
“Ontem, hoje e para sempre Cristo, o Senhor, Permanece sempre amigo do pecador.
É maná para o deserto, guia no maior aperto, Seu socorro é sempre certo. Que grande amor!”
H.C. 132 (ultima estrofe).
O nosso amor por Deus – É progressivo I Coríntios 13:9-13.
Na época em que eu cursava ainda o primeiro ano do colegial, me voluntariei para ajudar na mudança da família de uma colega de classe, ocasião na qual tive oportunidade de pregar-lhe o evangelho, tomando por pretexto um incidente ocorrido na escola a respeito do qual todos estavam comentando. Ao expor a opinião da Bíblia a respeito do assunto, todos ficaram admirados dela abordar tal tema, no que notei em seguida que minha amiga chorava!
Ao perguntar-lhe pelo motivo de suas lágrimas, ela me disse que tinha medo de não ir para o céu; no que lhe perguntei em que ela baseava sua esperança de um dia ir morar com Deus. Ela prontamente me respondeu: – No amor que sinto por Ele! O Espírito Santo então me levou a mostrar-lhe o quão pequeno, instável e indigno de confiança, era o nosso amor à Deus para tal propósito, mas que ela podia encontrar certeza de salvação e vida eterna, no fato de que Deus a amava e havia lhe dado seu Filho bendito para morrer pelos seus pecados.
Rute, como era o seu nome, foi convencida do amor que Deus lhe tinha manifestado por meio do sacrifício de Cristo Jesus e o recebeu como seu Salvador e Senhor naquele dia!
Como eu disse a ela, o amor que dedicamos a Deus, sempre será frágil, insuficiente, débil, porém, quando fortalecido pela fé salvadora, torna-se progressivo e entramos num círculo virtuoso: quanto mais o conhecemos, mais o amamos, quanto mais o amamos, mais o conhecemos! E será assim para a eternidade!
O nosso amor pelos irmãos – é consequência – I João 3:11-19; 4:7-21.
João é o apostolo do amor! Não só porque foi o que mais abordou esse tema, mas por ter personificado esse amor em seu relacionamento com Cristo e com os irmãos.
Seguindo a sua linha de raciocínio, conseguimos entender que:
a. Nosso amor pelos irmãos é consequência do amor imutável de Deus implantado em nós quando recebemos do seu Espírito no momento da nossa conversão. “Nós sabemos, que já passamos da morte para a vida porque amamos os irmãos;” I Jo 3:14. Isso faz coro com o que Paulo afirma aos gálatas: “O fruto do Espírito é amor…” Gl 5:22, nós, que somos naturalmente odientos e odiosos passamos a experimentar um amor que é muito mais do que a afeição natural, nutrida entre os seres humanos! Desenvolvemos uma capacidade de renunciarmos a nós mesmos em benefício de outrem, considerando-nos uns aos outros superiores a nós mesmos e dando a vida uns pelos outros! Foi com relação a isso que Cristo disse: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos” Jo 13:35
Isso é Deus operando em nós e consequentemente através de nós.
b. Nosso amor pelos irmãos é consequência do amor progressivo que passamos a nutrir por Deus na medida em que passamos a nos relacionar com ele e conhece-lo, através:
1. Através do acesso aberto por Cristo ao Santo dos Santos.
2. Através da leitura da sua palavra inspirada pelo Espírito Santo.
3. Através da comunhão da igreja: Atos 2:42-47Na doutrina dos apóstolos – Igreja reunida para o Estudo coletivo da Palavra
Na comunhão – Igreja celebrando a vida diária e suprindo as necessidades uns dos outros.
No partir do pão – celebravam a ceia do Senhor com louvores de adoração que expressavam extrema gratidão pela cruz de Cristo.
Nas orações – Reuniam se com frequência (diariamente) para buscarem o favor de Deus, reconhecendo sua total dependência dele. Se amamos a Deus, amamos os irmãos e se amamos os irmãos como Deus nos amou em Cristo, amamos a ponto de entregar nossa própria vida pelos irmãos: “Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos.” I Jo 3:16.
Conclusão:
O amor nos torna fortes para vencermos o maior medo do ser humano desde a queda! O medo da intimidade! De mergulharmos em águas profundas, confessarmos nossos pecados uns aos outros e encontrarmos todo prazer da vida em Deus e somente nele, de dedicarmos amor incondicional e sincero a alguém e sermos feitos de trouxa! Medo de entregar-me à vontade de Deus e morrer sem me casar! Medo! Medo que só vai embora, quando o amor de Deus inunda nosso coração a ponto de podermos asseverar sem temores, com corações dispostos a nos desapegarmos de tudo o que possuímos para obter nosso único tesouro, nossa joia de grande valor, Cristo! Cristo!
Se pra mim o viver é Cristo e morrer é lucro, se, quer, pois, vivamos ou morramos somos do Senhor, se de fato eu sei que tragada foi a morte pela vitória; terei medo de que? E se não tenho medo estou livre para amar; e se amo, não temerei mal algum.
É isso que leva uma mãe franzina a usar seu corpo como escudo para proteger seu filho, ou um pai a sair antes do sol nascer para exercer uma atividade profissional de baixa renda, que castiga seu corpo dia a dia sem perspectiva de futuro pra garantir pra mulher e os filhinhos o franguinho na panela! Porém, esses e quaisquer outros serão sempre rascunhos, sombras, da gloriosa pintura do HOMEM Jesus bradando na cruz do calvário: “está consumado!” Ninguém tem maior amor do que esse!
Relatórios
Otávio Trinck
Prezados irmãos e irmãs, pela graça de Deus continuamos com nosso propósito de ensinar a Bíblia e conduzir a Igreja do Senhor aqui em Matureia PB. Graças à bondade de Deus temos visto o crescimento em conhecimento e vida cristã. Dia 20, Deus permitindo, faremos o batismo da jovem Kamila. Orem por isso.
Continuem orando por nosso filho Davi cursando a faculdade em Campina Grande PB, por suporte espiritual e recursos pra suprir suas necessidades de moradia e alimentação.
Muito obrigado a todos que nos acompanham com as orações, podemos sentir que Deus tem ouvido e atendido. Os desafios de evangelização no sertão são muitos e precisamos de mais trabalhadores. Orem por isso!
No amor de Cristo Otavio Trinck – Matureia – PB.
Paulo Eduardo Martins
“Agora, nosso Deus, damos-te graças, e louvamos o teu glorioso nome.” 1 Crônicas 29:13).
Amados irmãos que oram e cooperam conosco aqui no Agreste Paraibano, com muita Alegria volto a escrever para compartilhar algumas notícias e agradecimentos em relação a obra do senhor aqui nesta região.
Mês de junho foi um mês de muita programação, na igreja em Jacaraú tivemos um jantar de casais com 25 casais participando, e também um culto especial de gratidão a Deus pela fartura da chuva e a colheita farta onde reunimos várias famílias e muitos descrentes que ouviram a mensagem do evangelho.
Em Duas Estradas, Camaratuba e Lagoa de Dentro as reuniões foram bem animadas, com alguns visitantes. Oremos por essas localidades. Em especial pelo trabalho com as crianças realizado nas comunidades de Lagoa de Dentro e Camaratuba.
Peço que orem pela saúde do meu pai, que está bem frágil. Fizemos a ressonancia e estamos aguradando o resutado, ainda falta fazer uma Cintilografia para entrão o oncologista fechar o diaginostico e ver o tratamento.
Orem pela recuperação de Tatiane, minha esposa, que fraturou o braço e vai ficar 06 semanas com gesso. São dias bem desafiadores devido a imobilidade, ela cuidava das responsabilidades da casa devido nossa rotina intensa de trabalho.
Orem por um compromisso de ministrar a Palavra nas Conferência na cidade de Extremoz RN (aniversário da casa de oração nessa cidade)
Orem por um compromisso assumido de ministrar nas conferências da Igreja em Extremoz RN (19/21 de Julho)
Meus amados, são muitas frentes de trabalho aqui. As estradas aqui em péssimo estado tem causado transtornos, mais uma vez tivemos problemas mecânicos no carro, e rodamos todos os dias dando assistência nas localidades.
Louvo a Deus por cada um que ELE tem despertado para se envolver com missões, saber de suas ORAÇÕES e apoio muito nos fortalece. Vamos juntos fazendo a Obra do Senhor, lembre você é parte de tudo que acontece aqui através de suas orações e ofertas, Em Cristo Jesus,
Paulo Eduardo Martins – Jacaraú – PB
Agamalbe
Caetano
De sorte que somos, embaixadores da parte de Cristo. – (2° Coríntios 5. 20a).
Queridos irmãos deste importante informativo e todos os amados irmãos e irmãs que nos acompanham por este noticiário. Quanto a nossa saúde, a minha esposa precisará de fazer cirurgia de catarata, estamos orando e esperando o Senhor Deus abrir portas. Existe também uma possibilidade dela precisar de fazer uma cirurgia no braço direito com os tendões rompidos. Mas pela graça de Deus enquanto as cirurgias não acontecem, estamos trabalhando. Pedimos mais uma vez que os irmãos orem por nós, pelo nosso ministério, temos muitos compromissos pela frente e só o Senhor Deus para nos ajudar. Orem pelos os três jovens que desejaram ser batizados e estão sendo discipulados. Orem também pelo irmão Ramon Pinheiro que decidiu-se a Cristo no ano passado e o inimigo está colocando empecilho na vida impedindo que ele compareça às reuniões da igreja.
Termino aqui agradecendo ao Senhor Deus por colocar vocês em nosso caminho para nos ajudar em todo o sentido, e nosso muito obrigado a todos os amados que sempre lembram de nós, que Deus abençoe a todos os queridos irmão.
Abraço de Agamalbe e Maria Caetano – Mutum – MG
Geraldo Gonçalves
Finalmente, irmãos, orai por nós, para que a palavra do Senhor se propague, e seja glorificada, como também está acontecendo entre vós. (2 Ts.3:1).
Estimados irmãos editores e leitores deste canal de comunica- ção do movimento dos irmãos no Brasil, graça e paz! segue nossas notícias referente ao mês de julho de 2024.
GRATIDÃO:
Somos imensamente gratos ao Senhor, que tem nos abençoado ricamente. E, também aos amados em Cristo que tem nos abençoado com as suas ofertas de amor! Portanto, a nossa oração é para que o nosso Deus, pela Sua infinita graça continue abençoando ricamente a todos!
NOTÍCIAS:
Informamos aos amados em Cristo, que com a bênção do Senhor, pudemos realizar as duas ações evangelística, agendadas para o mês de julho: no dia 06/07 em Rio Marinho de Vila Velha, grande Vitória, e, no dia 20/07, em Nova Venécia, interior do Estado do E.S.
PEDIDO DE ORAÇÃO:
Pedimos que continuem orando pela nossa saúde, pelo meu processo de aposentadoria por tempo de contribuição previdenciária, que já vem se arrastando a mais 2 anos,
Pelo nosso ministério, a partir de então, com a igreja que se reúne em Santa Bárbara, Cariacica-ES, e, também para com algumas localidades na grande Vitória, onde apoiamos durante a semana, bem como, em alguns domingos.
Pelo nosso propósito em iniciar em breve, um trabalho de visitação às nossas igrejas carentes, na região da grande Vitória, e, também no Norte e Noroeste do ES, e Leste de Minas. Para esse fim, estão sendo preparados pela CIIB, as equipes de trabalho, através do seu departamento de apoio às igrejas, e do Núcleo CIIB Nortes-ES.
Pela nossa próxima ação evangelística marcada para o dia 03/08, pelas 9H, nas Ruas do Bairro Rio Marinho de Cariacica-ES. O preletor será o amado irmão Júlio Élcio, por ocasião do aniversário da igreja local, em comemoração aos seus 50 anos de ministério.
Finalmente, continuamos pedindo oração pelo trabalho que estamos fazendo numa escola com 16 turmas, onde estamos levando a palavra de Deus, para cerca de 500 crianças, do 1º ao 5º ano.
Em Cristo Jesus nossa esperança, vossos conservos no Senhor, juntos na causa do nosso Divino Mestre.
Geraldo e Neuza Gonçalves – Cariacica-ES.
Paulo Alves Jorges
Muito obrigado pelo privilégio de poder contar com vossas orações. A seguir, nossas notas de agradecimentos e pedidos de oração.
AGRADECIMENTOS: Pelos compromissos assumidos recentemente em Vila Paulista no Acampamento da AOC nos dias 12 a 14 e na igreja da Rua Jones dos Santos Neves em Guarapari nos dias 20 e 21 ambos no mês de julho.
PEDIDOS DE ORAÇÃO: Pelos compromissos na igreja local. Orem por sabedoria na exposição da Palavra de Deus nas oportunidades que tenho de pregar e por uma Ação Social que a igreja realizará na Congregação no Córrego Sete no dia 03/08 e isso demanda muitos detalhes.
Saúde do casal. Orem pela Raquel, ela precisa fazer algumas consultas com cardiologista e endocrinologista o mais breve possível.
Compromissos em outras localidades. Orem por alguns compromissos que assumimos em algumas igrejas aqui na Grande Vitoria nos próximos meses.
Outros compromissos. Orem por alguns detalhes que ainda faltam na nossa casa e por um documento que precisa ser tratado e registrado em Cartório.
Viagens. Orem pelo desejo que temos de visitar Angola e São Tomé assim que o Senhor nos abrir uma porta, pois, “É da natureza humana fazer planos, mas é o Senhor quem dirige nossos passos”. (Pv. 16.9 NVT)
Vossos irmãos em Cristo,
Paulo & Raquel Alves
Josias Vicente Teixeira
Amados irmãos em Cristo,
No final de Fevereiro de 2022, por motivos de tratamento de saúde, e também, para estarmos próximos dos nosso filhos, nos transferimos para Vitória – ES.
Atualmente nos reunimos junto à igreja no Bairro Maria Ortiz (Vitória – ES). Entretanto, continuo à disposição para o ministério. Continuo também totalmente dependente das orações dos irmãos pela saúde da minha esposa e a minha também.
Segue o nosso atual endereço: Rua Lavrador José da Silva, 156 – Hortência B – Apartamento 109 – Jardim Limoeiro – Serra – ES – CEP: 29.164-095 – Tel.: (27) 99693-5461
Às Igrejas e irmãos Obreiros, solicitamos que enviem notícias e relatórios para:
[email protected]
Acesse o Boletim dos Obreiros no endereço:
https://ciib.org.br/boletimdosobreiros
Se clicar e não abrir, copie e cole em seu navegador:
https://ciib.org.br/wp-content/uploads/2024/08/BOLETIM-OBREIROS-JULHO-24.pdf