Boletim dos Obreiros novembro 2025

 ARTIGO DO MÊS:

A Escola Dominical

 
Josias Vicente Teixeira
 
Muitos não sabem a origem da Escola Dominical, sua finalidade e seus resultados através da história encantadora. Eu sou proveniente da Escola Dominical desde minha infância na zona rural numa localidade de nome Córrego do Ouro, município de Barra de São Francisco – ES. Um servo de Deus, de sobrenome
Dodd, escreveu:
 
“A Escola Dominical é amiga da infância, a inspiração da mocidade e o conforto da velhice… tem a casa de Deus por seu local, o dia de Deus por seu dia, o Livro de Deus por seu texto e a glória de Deus por seu propósito… é dirigida e ensinada por homens e mulheres crentes que dão voluntariamente do seu tempo, talentos e dinheiro a fim de que o perdido seja salvo e o salvo fortalecido… edifica o caráter, instrui a mente, aquece o coração, encoraja o enfraquecido, protege o tentado e aponta o caminha da vida a todos… e os convida a entrar na casa de Pai, onde poderão ouvir-Lhe a voz mansa e suave em Sua Santa Palavra”.
 
A ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL
Sua origem ocorreu dia 27 de julho de 1780 na cidade de Gloucester, no sul da Inglaterra. Não se encontra no Novo Testamento uma origem nos moldes da Escola Dominical como nós a temos hoje. Ela surgiu no final do século XVIII, motivada pelo desejo de melhor promover os interesses do Reino de Deus.
1 – Uma Origem Baseada Num Princípio Fundamental
Embora não encontremos a Escola Fundamental como organização nos dias do Novo Testamento, encontramos nas igrejas locais primitivas o princípio fundamental que serviu de base para a sua origem: a importância do ensino na divulgação do Evangelho: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão de nas orações” (Atos dos Apóstolos, 2.42).
a)- O Senhor Jesus utilizou do ensino no Seu ministério, com metodologia própria, contextualizada e de impacto; fez uso de cerca quarenta parábolas, tornando-se conhecido como o Mestre, assim chamado sessenta e quatro vezes.
b)- Ele ordenou que Seus seguidores fizessem o mesmo quando lhes incumbiu da Grande Comissão, conforme consta nos evangelhos sinóticos (Mateus 28.19-20; Marcos 16.15-18; Lucas 24.44-49). E obedeceram, a começar dos apóstolos (Atos 6.2-4; 11.25-26);
c)- Paulo, como apóstolo, obedeceu à risca (confira suas três viagens missionárias e como prisioneiro para Roma).
• Ele sofreu no cumprimento de sua missão;
• O Senhor revelou isso a Ananias (Atos 9.10-19);
• Ele próprio testemunha seus sofrimentos no cumprimento árduo de sua obra missionário (2ª Coríntios 11.23-33).
d)- Como apóstolo (enviado), Paulo recomendou o papel do ministério do evangelista (1ª Timóteo 4.13-16; 5.17; Tito 2.7-8).
2 – Origem da Escola Dominical Precedida de um Cristianismo Decadente e Desacreditado:
a)- A partir do IV século o Cristianismo se tornou religião do Estado. Com isso, perdeu sua pureza e fervor; o ensino da Bíblia desapareceu – a instrução religiosa se transferiu para os conventos;
b)- Com a Reforma Protestante no século XVI, ressurgiu o ensino religioso entre o povo. Mas, o Cristianismo unindo com o Estado, além de perder seu vigor, surgiu uma onda crescente de formalismo religioso e ignorância da Sã Doutrina;
c)- No fim do XVIII, toda a Europa e as Américas se achavam famintas, pois a sua situação moral e espiritual era lamentável.
• Na Alemanha havia fome espiritual porque a Reforma Protestante perdeu a sua vitalidade;
• Na Inglaterra a situação se repetia. Diz o bispo Ryle, da Igreja Anglicana: “Havia trevas por toda parte, na roça e na cidade, entre ricos e pobres, trevas densas de caráter moral e espiritual, tão densas trevas que podiam ser sentidas” ou palpáveis.
Foi nessas circunstâncias adversas e difíceis que a Escola Dominical surgiu como luz entre trevas para dar vigor novo ao estudo da Palavra de Deus…”.
ROBERT RAIKES
Nascido em 14 de setembro de 1736, recebeu apoio do Rev. Thomas Stock com o propósito de iniciar uma Escola aos domingos.
Sua resolução era atacar a delinquência juvenil. Ele era redator e proprietário do “Gloucester Jounal”.

a)- Em junho de 1780, começou a reunir algumas crianças pobres numa casa particular para instrui-las na leitura. As primeiras Escolas ensinavam religião, também princípios de Moral e Cívica, leitura, gramática e aritimética. Mais tarde, porém, vieram a adquirir um caráter inteiramente religioso.
Raikes foi o precursor do sistema de ensino público gratuito.
b)- Em 3 de novembro, só depois de três anos trabalhando em silêncio e experimentando seu novo plano, Reikes teve coragem de anuncia, pela primeira vez, um esquema do seu trabalho entre as crianças de Glaucester, mas evitou que seu nome aparecesse como autor do movimento.
De 1780 a 1783, ela já havia formado sete Escolas com trinta alunos cada, só em Glauceste. Suas cartas explicativas quanto a natureza da nova Escola, foram publicadas em diversos jornais.
c)- Em 1787, sete anos após o funcionamento da primeira Escola, já contavam 250.000 nas Escolas de Inglaterra.
d)- Em 1791, organizou-se a primeira Associação da Escola Dominical na América do Norte. Robert Raikes faleceu no dia 5 de abril de 1811, aos 75 anos de idade, quando quatrocentas mil crianças já estavam na Escola Dominical, só na Inglaterra.

Inimigos:
O evangelismo de qualquer faixa etária de seres humanos, a começar das crianças, enfrenta inimigos. Darei apenas dois exemplos.
1)- Quando Raikes levou as crianças a primeira vez à igreja, o encarregado da ordem no salão as expulsou sob acusação de mau comportamento;
2)- Chegou a ser apresentado no parlamento inglês um projeto de lei abolindo as escolas de Raikes. Felizmente o projeto não foi aprovado.
Em 1786, foi o início da Escola Dominical nos Estados Unidos, em Hanover (Virgínia).
• A estimativa mundial de 1948 previa mais de 35 milhões de alunos e cerca de 3 milhões de professores na Escola Dominical;
• Para 1987 a estimativa esperava 120 milhões de alunos e cerca de 8 milhões de professores na Escola Dominical.

A ESCILA DOMINICAL NO BRASIL
Embora tenha-se notícia de ter havido classes de instrução bíblica no século XVI na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, o movimento atual de Escolas Dominicais, no Brasil, teve início em 19 de agosto de 1855 (69 anos depois dos Estados Unidos, e 75 anos depois da Inglaterra).
O Dr. Robert Reide Kalley e sua esposa Sara Pouton Kalley,
foram os fundadores da Escola Dominical no Brasil, na cidade de Petrópolis – RJ.
No primeiro domingo compareceram 5 crianças.
Ouviram de D. Sara a primeira história bíblica sobre “O Profeta Jonas”. Daí uns três domingos começou a funcionar também uma classe de adultos, tendo como professor o doutor Robert Reid Kalley.
Essas classes de Escola Dominical deram origem à primeira igreja evangélica no Brasil, recebendo o nome de Igreja Evangélica Fluminense. Hoje, há duas Casas de Oração em Petrópolis: uma em Correias, outra em Bom Clima. Provavelmente essas duas, já tenham dado origem a outras.
Classes em até três idiomas. Como o trabalho cresceu, foram organizadas classes na Escola Dominical em alemão, inglês e português.

Finalidade da Escola Dominical
Cumprir a Grande Comissão de Mateus 28.18-20. A Bíblia é o Livro da Escola Dominical. É o meio para se alcançar a sua finalidade.
Em 1987 estimavam-se 120 milhões de alunos e oito milhões de professores nas Escolas Dominicais.

Alvo central da Escola Dominical
o aluno, suas necessidades, seus problemas e suas possibilidades espirituais.

Divisões fundamentais das classes:
a)- Berçário – do nascimento até 2 anos de idade;
b)- Principiantes – de 3 até 5 anos de idades;
c)- Primários – de 6 até 8 anos de idade;
d)- Juniores – de 9 até 11 anos de idade;
e)- Intermediários – de 12 até 15 anos idade;
f)- Jovens – de 16 até 24 anos de idade;
g)- Adultos – de 25 anos em diante. Havendo possibilidade, pode-se dividir as classes por sexo e estado civil. No Mês de setembro costuma-se comemorar o Dia da Escola Dominical, ficando a critério das igrejas escolherem o dia do mês.
 
 
Relatórios
 
 
Paulo Eduardo Martins
 
” Grandes coisas fez o Senhor
por nós, e por isso estamos alegres.” — Salmos 126:3
 
Queridos irmãos,
Saúdo a todos com alegria e gratidão, reconhecendo que grandes coisas tem feito o Senhor por nós aqui no agreste da Paraíba.
Cada oração, cada palavra de encorajamento e cada gesto de cooperação tem sido um instrumento precioso para sustentar a obra que o Senhor nos confiou.

Cultos nos lares e nas comunidades – Neste último mês, tivemos momentos muito especiais nos cultos realizados nas casas dos irmãos em Jacaraú dentro do Projeto Minha casa uma casa de oração, e na casa de oração em Lagoa de Dentro e Duas Estradas. A comunhão, a simplicidade e a presença do Senhor têm marcado cada encontro. É sempre edificante ver famílias reunidas ao redor da Palavra, fortalecendo sua fé e testemunhando a graça de Deus.

Dia das Crianças – Com muita alegria, realizamos a programação especial do Dia das Crianças em três localidades: Jacaraú, Lagoa de Dentro e Duas Estradas. Ao todo, mais de 100 crianças foram atendidas, muitas delas vindas de lares não-cristãos. Foi emocionante ver tantos pais acompanhando seus filhos pela primeira vez, ouvindo o evangelho e participando conosco. Sorvetes, algodão doce e presentes simples trouxeram sorrisos, mas o maior presente foi a semente do evangelho lançada em tantos corações.
 
Culto de Mulheres — Outubro Rosa- Tivemos também um culto abençoado com as mulheres, em alusão ao Outubro Rosa. Mais de 70
mulheres participaram, incluindo muitas visitantes. Foi uma tarde de
comunhão, ensino e encorajamento, onde a Palavra trouxe consolo e esperança. Louvamos a Deus por cada vida alcançada.
 
Conversão de Marciano – Com grande alegria,
testemunhamos a conversão do irmão Marciano.
Vindo de uma família tradicionalmente católica,
ele entregou sua vida a Cristo com sinceridade e
fé. Sua esposa já havia se convertido há alguns
meses, e suas filhas frequentam a Escola Bíblica Dominical há mais de um ano. Agora, toda a família está em Cristo — um testemunho vivo da fidelidade de Deus.
 
Pedidos de oração – Pedimos que continuem orando por nós. As chuvas intensas têm dificultado o acesso às localidades, com estradas 9 bastante danificadas. Nosso carro também precisa de atenção, especialmente quanto aos pneus, e seguimos confiando no Senhor por provisão e direção. Que Ele continue sustentando cada passo e abrindo caminhos para que a Palavra alcance mais vidas.
Gratidão e preparação para dezembro – Estamos nos preparando para as conferências de dezembro, organizando cada detalhe com zelo e oração, certos de que será mais um tempo de edificação e comunhão.

Agradecemos profundamente pelo companheirismo dos irmãos e igrejas que caminham conosco. Suas orações e ofertas têm sido fundamentais. Muito obrigado!

Seguimos juntos, certos de que o Senhor é fiel e continua operando maravilhas. Que Ele recompense cada um de vocês com graça e paz abundantes. Com gratidão e carinho em Cristo,

Paulo Eduardo Martins – Jacaraú – PB
 
 
 
Otávio Trinck
 
Prezados irmãos e irmãs, agradecemos mais uma vez as constantes orações e ofertas que são direcionadas a nós. Temos visto o agir de Deus em suprir as necessidades do trabalho, bem como, nos dando suporte para estarmos neste local.

Seguem motivos de oração
No dia 15 teremos mais um batismo, a Camila, esposa do Julian, orem por essa família tão jovem, mas que estão muito firmes e animados.

Domingo passado não foi possível termos reunião a noite, quem já veio aqui sabe que em frente a Casa de Oração tem uma boca de fumo (3 anos já) e o traficante sempre mexeu com todos que passam para ir às reuniões e principalmente com os vizinhos. Neste final, no sábado a noite, o vizinho ao lado da Casa de Oração discutiu com o traficante, porque ele mexeu com a filha dele, o traficante o pegou e esfaqueou muito e ele veio a óbito. Alguns jovens ainda estavam na igreja na Casa de Oração e presenciaram tudo ajudando a chamar a polícia e o SAMU. Foi algo muito triste, logo a população se juntou e queriam linchar o traficante que fugiu e foi preso pela polícia. Orem pela família, ele era conhecido por Duda, nunca foram nas reuniões, mas sempre ouvem por morarem ao lado.

A situação da falta de água está se agravando ainda mais. A prefeitura está buscando água a 47 km, em carro pipa, na cidade de Água Branca, pois não há mais por perto. Quem pode comprar está pagando 40 reais cada mil litros, quem não pode, tem que passar a semana toda com apenas mil litros por casa. Nós ainda estamos conseguindo usar o poço que temos, a água já baixou bastante, mas ainda tem. As obras da transposição do São Francisco começaram, mas, pelo jeito ainda vai levar alguns meses.

Sobre nossa filha Suzana, ainda estamos aguardando o resultado do último exame para a médica avaliar se vai precisar fazer outro exame específico que só é feito em Campina Grande ou João Pessoa e tem um custo elevado. Ela tem perdido muito cabelo e a médica quer descobrir se é um problema hormonal e genético. Orem por isso.
Minha esposa terá que fazer uma cirurgia no útero, pois apareceu uma ferida e tem causado sangramentos, a médica disse que precisa remover, pois se deixar há possibilidade de se transformar em câncer. Estamos aguardando ainda, a cirurgia fica em torno de 5 mil.
Estamos nos organizando para logo que ficar tudo pronto os exames
marcarmos a cirurgia. Orem por isso também.

Nosso filho Davi está bem, faltam dois anos para ele concluir a faculdade, e apesar de estar um pouco longe de nós, sentimos o cuidado do Senhor por ele. Esse mês ele conseguiu um emprego de meio período para ajudar nas despesas. Orem por ele.

Sobre o processo movido pela seita da Santa Vó Rosa estamos na fase final, falta a decisão do juiz. Eles entraram com três recursos e foram para a segunda instância pedindo a remoção do vídeo, perderam todos os recursos. Agora oremos pela decisão do juiz. Cada dia mais está ficando difícil defendermos o verdadeiro evangelho. Precisamos nos unirmos em oração.
 
Quero agradecer de coração a todos que oram e ofertam, talvez vocês não consigam mensurar o quanto tem nos socorrido em momentos importantes e sem essa ajuda seria impossível continuarmos o trabalho aqui. Só podemos louvar a Deus e pedir que não nos abandonem, nem abandonem a obra de Deus nesse lugar. Deus tem feito grandes coisas aqui e salvado vidas de maneira maravilhosa.

Grato a todos
Otávio Trinck – Matureia – PB
 
Paulo Alves Jorge
 
RELATÓRIO DA VIAGEM À ANGOLA (PARTE 2)

Lubango, Angola, 24 de novembro de 2025.

Como o tempo voa! Chegamos em
Angola dia 11/10 e já estamos literalmente retornando ao Brasil depois
de 43 dias de estadia no país.
O tempo aqui foi muito bom, maravilhoso para dizer com mais propriedade. A seguir nossos motivos para gratidão e oração.
VISITAS EM LARES. Tivemos o privilégio de visitar vários lares dos nossos irmãos. Foi uma benção poder ver o interesse de cada família por mais comunhão, crescimento e maturidade espiritual. Abaixo,
 
um dos lares que visitamos: Irmão Will, sua esposa Claudete e filhos.
TEMPO COM A LIDERANÇA DA
IGREJA. Orem por cada um daqueles que estão na liderança da igreja local. Muitos são os desafios que eles terão pela frente, tais como:
1 – Acompanhar os novos na fé que
receberam Jesus, antes e durante a nossa chegada e estes são mais de uma dezena para a glória do Senhor.
2– Tomar decisões no âmbito daquilo que já tem sido o planejamento anual da igreja. 3- Preparar novos líderes para os ajudar face ao crescimento numérico da igreja nos últimos anos. Na foto abaixo, um dos novos convertidos, Victor Lemos, minutos após ter orado entregando-se ao Senhor Jesus.
 
AGRADECIMENTOS: PELA SEMANA
DE MISSÕES. (27/10 a 30/10). Foi uma benção ver cerca de 32 famílias frequentando as reuniões nesses dias. A ministração desafiou-nos a fazer missões a partir da nossa casa, passando pelas pessoas mais próximas de nós, aquelas com as quais lidamos no cotidiano, mas também fomos desafiados a conhecer campos missionários perto de nós, porém, pouco explorados e, por fim, aqueles que embora distantes, também devem ser alvos de nossas orações e ações.
PELO CONGRESSO DE MULHERES. (31/10 e 01/11). Louvado seja Deus, o retorno que ouvimos das irmãs foi de muita alegria.
Durante o Congresso algumas irmãs se prontificaram a servirem com mais afinco ao Senhor e outras creram no Senhor como Salvador de suas vidas. Orem para que sejam acompanhadas e haja continuidade no crescimento dessas vidas.
RETIRO DE CASAIS – (09 a 11/10) O Retiro foi muito proveitoso. Houve conversões de cônjuges descrentes, houve casais se reconciliando ou tratando situações em suas vidas diante da exposição da Palavra, houve notável atenção de todos e forte desejo de aprender.
Louvado seja Deus pelos resultados, e pela Graça do Senhor, que, claramente, operou nesse Retiro. Muito obrigado pelo seu contributo em oração especificamente pelo Retiro de Casais. Louvem ao Senhor, pois, os resultados práticos têm sido notáveis nos dias após o Encontro
 

ENCONTRO COM JOVENS E ADO
LESCENTES – (16/11). Que momento especial! Lançamos o desafio para um encontro intencional e lá fomos nós com quase vinte, entre moças e rapazes para uma boa conversa sobre a vida e seus desafios. Orem por eles para que tenham sabedoria nas escolhas e sejam firmes diante do Senhor.
REUNIÕES COM A LIDERANÇA
IGREJA – (15 e 17/11). Foi um tempo de boa comunhão e ótima oportunidade para compartilhar da Palavra de forma específica aos presbíteros e suas esposas.
GRATIDÃO A DEUS E A VOCÊ PELO SUPORTE EM ORAÇÃO. Não temos palavras que sejam capazes de agradecer como convém, pois, sentimos de perto a presença, poder e ação do Senhor na vida das pessoas, desde que chegamos ao Lubango em 16/10 ate ontem 23/11, através do Espírito Santo, agindo em cada momento que nos reunimos. Louvado e Adorado seja Deus.
FAMÍLIA. Ore em gratidão ao Senhor pois, na permissão do Senhor o nosso netinho Benjamin, (filho da Ana Paulo e Isaac) completará seu segundo ano de vida no próximo dia 06/12. Tem sido uma benção vê-lo crescendo com saúde, alegria e tendo a oportunidade de ouvir sobre Jesus desde cedo, em casa e também na Casa do Senhor.
Nossa oração, a cada dia, tem sido que ele entenda e creia no Senhor Jesus.
VISITA DO MATHEUS E LETÍCIA. Depois de três anos sem nos encontrarmos pessoalmente, na permissão do Senhor isso deverá acontecer no final deste ano. Orem por esse tempo tão esperado e pela viagem deles do Canadá para o Brasil.
OREM PELOS PRÓXIMOS COMPROMISSOS:
1– Pelo retorno ao Brasil, nesta quarta dia 26/11.
2– Por uma visita que eu e Raquel teremos para abordar o plano de
Salvação a uma jovem senhora no dia 01/12.
3– Pela ministração da Palavra numa igreja em Itaparica, Vila Velha
ES, dia 04/12.
4– Pela ministração da Palavra na igreja na Casa de Oração em Ale
crim, Vila Velha – ES no domingo, 14/12.
5– Pelos compromissos e desafios dentro do presbitério na igreja local
em Itapoã, Vila Velha – ES onde servimos ao Senhor.
Com muita gratidão e sempre à disposição.

Vossos irmãos em Cristo,
Paulo e Raquel Alves – Vila Velha – ES

 

 

 

Geraldo Gonçalves
 
…Porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem
vê o exterior, porém o Senhor, o coração – (1 Sm.16:7b).
 

Querido irmão Adonias Gonçalves e demais irmãos colaboradores, e leitores do Boletim dos Obreiros, graça e paz! Seguem as nossas notícias, referente ao mês de novembro de 2025.

GRATIDÃO: 
Damos graças ao nosso bom Deus, pelo Seu cuidado para conosco, o qual tem usado os seus filhos, para nos abençoar com ofertas que tem nos suprido em nossas necessidades.  Agradecemos as orações pelas nossas vidas e ministério.
Participei do encontro missionário da AEMB, nos dias 14-16/11. Foram
momentos preciosos.

PEDIDO DE ORAÇÃO:
Pelo meu processo de aposentadoria por tempo de contribuição previdenciária. Pelo nosso ministério na direção da CIIB – Comunhão das Igrejas dos Irmãos no Brasil, pois temos muitos desafios ainda para este ano que segue. Com a permissão do Senhor, iremos realizar simultaneamente cultos de celebração ao dia da Bíblia: Na Grande Vitória – ES, Região Norte – ES, no dia 13/12, e no Triângulo Mineiro MG, no dia 14/12.

Pela igreja local em Santa Bárbara, Cariacica – ES, onde estamos membros e ajudamos com o nosso ministério da palavra de Deus.
Pelo nosso plano em dar início a um trabalho de evangelização em nossa casa, com as crianças do nosso bairro. Estamos preparando o local, que já está quase pronto.
Em Cristo Jesus nossa esperança, vossos conservos no Senhor, juntos na causa do nosso Divino Mestre.

Geraldo e Neuza Gonçalves
Cariacica-ES
 
 
 
 
 
 
 
Baixar em PDF o Boletim dos Obreiros:
 
Às Igrejas e irmãos Obreiros,
solicitamos que
enviem notícias e relatórios para:
 
 
Acesse o Boletim dos Obreiros
no endereço:
https://ciib.org.br/boletimdosobreiros
 
 

 
 
 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × cinco =

Follow by Email
WhatsApp