ANO XXVIII – Nº 274 – Outubro de 2023
Clérigos e leigos
Uma distinção não bíblica
Por: Adonias Gonçalves
Clérigos e Leigos – Uma distinção não bíblica
Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.
(Ap. 2:6)
Assim tens também os que retém a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio.
(Ap. 2:15)
As cartas às sete igrejas da Ásia Menor descrevem a maneira que o Cristo ressurreto vê a Sua Igreja no decorrer da história.
Embora tais assembleias de fato existissem no primeiro século da Era Cristã, nelas podemos perceber as características do Cristianismo ao longo dos séculos.
Sãos várias as reprimendas do Senhor contra erros e atitudes praticadas por cada uma das assembleias, embora haja também elo- gios diante do olhar profundamente penetrante de Cristo – o Senhor da Igreja. Porém, há menção de um grupo chamado os Nicolaítas que a própria igreja em Éfeso foi obrigada a rejeitar suas obras (Ap. 2:6), fato que foi elogiado pelo Senhor. Mas é interessante observar que na igreja em Pérgamo, os Nicolaítas já haviam conseguido implantar sua perniciosa doutrina (Ap. 2:15). O que eram obras odiadas por Cristo em Éfeso, tornou-se doutrina tolerada em Pérgamo.
Por se tratar de obras odiadas por Cristo em Éfeso e doutrina nefastas que corrompeu Pérgamo, é necessário que prestemos aten- ção aos tais “Nicolaítas”. Quem eram estes? No que consistia a sua doutrina?
Para começarmos a entender as características desse grupo, precisamos recorrer a etimologia do nome Nicolaítas. Nicolau, é uma junção de duas palavras: Nico, cuja raiz significa “dominar, ou “conquistar”, e Laos que significa “povo ou pessoas”. As duas palavras juntas formam “Nicolau”. A Wikipedia1 define assim a junção das palavras:
“Nikao” significa “conquistar” e “laíta” é uma derivação “laikos” que vem de “laos” que significa “os “leigos”, povo, a massa, a plebe, aquele que não tem conhecimento aprofundado em determinada área”, o nome significa “conquistando os leigos”.
Precisamos ainda levar em consideração que os nicolaítas eram seguidores de um homem chamado Nicolau. Mas, aqui, surge uma pergunta: quem foi Nicolau? A resposta não é tão simples, uma vez que nem mesmo os historiadores conseguem chegar a uma conclusão sobre ele, porém há aqueles que defendem que este Nicolau é o mesmo que foi nomeado diácono em Atos 6:5. John MacArtur, comentando sobre o assunto diz que:
… Nicolau, significa “o conquistador de pessoas”. Irineu escreve que Nicolau, que foi nomeado diácono em At. 6, era um crente falso que mais tarde apostatou, mas por causa das suas credenciais, conseguiu desviar a igreja… Clemente de Alexandria diz: “Eles se entregavam ao prazer como cabritos, levando uma vida de autoindulgência”.2
O mal causado por este grupo, com certeza afetou, principalmente a Igreja em Pérgamo, levando muitos ao desvio doutrinário e à licenciosidade. Contudo, meu propósito aqui é levar em consideração aquilo que podemos denominar de “a herança” dos Nicolaítas. Uma vez que “Nicolau” possui um significado bastante intrigante, deixando de lado qualquer teoria especulativa, precisamos compreender essa “herança” deixada e o que significa o termo “conquistador do povo”. A palavra “Laos” significa povo, mas também é usada para leigos, massa, a plebe, aquele que não tem conhecimento aprofundado em determinada área. Assim, a herança dos Nicolaítas tem a ver com o ato de dominar os leigos. Mas, outra pergunta surge aqui: Quando e como foram os leigos dominados?
Basta olharmos para a história da Igreja, mais especificamente a partir do IV Século com a suposta conversão do imperador Romano Constantino. Desde então, a igreja abandonou a simplicidade e passou a adotar uma organização institucionalizada, dando início à suprema- cia do Clero. Um sistema hierárquico foi sendo implantado, com homens ávidos por poder, muitas vezes brigando entre si pelo domínio do povo cristão.
Muitos defendem que o Sistema Clerical teve início com a Igreja Católico Romana, portanto o clero é representado pelos padres, bis- pós, arcebispos, cardeais e o Papa, e cada um possui sua própria função na hierarquia da Igreja de Romana, e são eles os responsáveis pela realização das cerimonias religiosas dentro da instituição.
Pode-se observar que a própria função dos bispos foi sendo mudada com o passar do tempo. Bispados que antes eram ocupadas por simples servos de Deus, que geralmente eram homens chamados pelo Senhor e capacitados pelo Espírito Santo, agora, dentro desta nova modalidade, passaram a ser ocupados por homens ímpios e gananciosos. Verdadeiros dominadores do povo.
Assim, nasceu a famigerada “Cúria Romana”3 . Todavia, num certo sentido, a bizarra “herança” Nicolaíta alcançou a Igreja de Cristo, fato que se torna evidente quando há no povo de Deus, homens que possuem títulos como “Reverendo” ou coisa parecida, que são usados para fazer distinção entre os que compõem o Clero e os que são os leigos. Triste distinção. Assim, o Espírito Santo tem sido deslocado da Sua função na direção orgânica da Igreja.
Estamos assistindo em nossos dias o nascimento de um fenômeno que caminha de forma contrária às Escrituras, quando alguns desejam a qualquer custo o título de “pastor”. É evidente que dentro de uma cristandade denominacional, isso é completamente normal. Porém, em se tratando das Igrejas dos Irmãos, essa aberração configura-se numa perversão do claro ensino das Escrituras sobre o assunto.
Necessitamos de pastores entre nós? Temos esses pastores? A resposta às duas perguntas é um enfático sim! Mas não se pode confundir o fato de que pastor é dom e não cargo, profissão ou título (conf. Ef. 4:11). Portanto, pastores, bispos e presbíteros são funções definidas biblicamente para a liderança espiritual de uma assembléia local. Estes são homens capacitados por Deus para servirem ao Senhor servindo à Sua Igreja. Não se trata de hierarquia ou domínio do rebanho de Cristo (1ª Pd. 5:1-4).
Outro enorme prejuízo causado pelo clericalismo é a forma como ele divide uma irmandade igualitária chamada Igreja de Deus. A edificação mútua (1ª Co. 14:26) se torna inoperante e a edificação em amor (Ef. 4:16) fica prejudicada. Um claro exemplo disso é que em muitas igrejas a Ceia do Senhor só pode ser realizada, se ali houver um “reverendo”. Ou seja, aos “leigos” é roubado esse direito.
O desejo de figurar sobre os demais, ao invés de cuidar dos de- mais (1ª Tm. 3:1), para nada serve a não ser para encher alguns de orgulho pecaminoso. Não quero com isso dizer que não haja entre os que detêm tais títulos, homens de Deus, que de fato amam ao Senhor e a Sua Igreja. Porém, isso não muda em nada o fato de que o clericalismo não é bíblico. Na verdade, ele está longe do propósito do Senhor para a Sua Igreja.
Ao tratar dos dons Espirituais a Bíblia o faz sem nenhuma referência a qualquer tipo de hierarquia (comp. 1ª Co. 12:1-11; Ef. 4:11- 13). Da mesma forma ela, a Bíblia, é clara ao afirmar como deve ser conduzida a Igreja de Deus, através do modelo instituído por ordem do Espírito Santo (1ª Tm. 3:1-7; 5:17-18; Tt. 1:5-9; 1ª Pd. 5:1-4).
Uma assembleia local necessita de uma liderança bíblica para conduzir o povo de Deus em submissão à Palavra de Deus. Há de se observar, portanto, que a Bíblia estabelece uma pluralidade de presbíteros, mas nada fala da necessidade de um Clero e nem tampouco sobre alguma hierarquia. Um colegiado de presbíteros é norma bíblica. Um Clero hierárquico é invenção humana. Um cuida e edifica o povo de Deus, enquanto o outro o aniquila e o corrompe.
Devemos sempre ficar com aquilo que a Bíblia ensina e nunca nos deixarmos ser encantados por normas humanas. Cuidado com os Nicolaítas, eles estão por aí!
1 Wikipedia – Enciclopédia Eletrônica2 Bíblia de Estudo MacArthur – Barueri, SP. Sociedade Bíblica do Brasil, 2010, p. 1781
3 Cúria significa: Coorte do Papa, Tribunal Pontifício ou Eclesiástico.
RelaTórioS
JENAIR QUIRINO DE FARIA
Prezados irmãos do Boletim dos Obreiros. Saudações em nome do Senhor Jesus Cristo.
Obrigado pela chegada de mais um Boletim, de fato serve para atualizações em nossas orações, especialmente no campo missionário.
Agradecemos pelas orações em favor da obra de Deus em Manaus e região. Somos agradecidos pelo que o Senhor tem feito em nosso meio. Na capital, Manaus, o trabalho continua animado com muitas pessoas reunindo especialmente nos fins de semana. Tem havido uma programação com crianças e nos alegramos com várias, aceitando o convite para ouvir de Cristo e Seu amor. Brevemente teremos batismo na igreja local.
Na região de Bom Jesus continuamos evangelizando 7 escolas públicas, uma vez por semana, tem sido prazeroso levar a Palavra de Deus aos alunos. Também nas reuniões normais nessa região tem chegado bom número de pessoas. Enfrentamos uma seca severa nesses últimos dias, tem aumentado o desafio em chegar a certos lugares porque precisamos de navegação nos rios da região, com a diminuição do nível das águas atrapalha muito a logística. Contudo, a obra tem sido feita.
Forte abraço a todos. Maranata!
Jenair & Carla Faria
PAULO EDUARDO MARTINS
“Senhor dá força ao seu povo; o Senhor dá a seu povo a bênção da paz”. Salmos 29:11
Estimados irmãos, com grande alegria volto a escrever, para agradecer o seu apoio e cuidado para conosco aqui na Paraíba e compartilhar um pouco de nossas notícias.
O mês de setembro foi um mês com boas reuniões, temos muito a agradecer a Deus. Tivemos nossas conferencias, com os ir- mãos HELI BROGES e ORCELINO OLIVEIRA que vieram de Ituiutaba MG, foram 05 dias de reuniões especiais, em todas as localidades em que pregamos semanalmente. Foram dias de preciosa comunhão com os irmãos e com a Palavra de Deus.
Também no final do mês recebemos a visita do Irmão Junio Junqueira de Uberlândia MG tivemos reuniões em Lagoa de Dentro e em Jacaraú com a presença do irmão. Em Lagoa de Dentro, aconteceu um Projeto Social e Evangelístico, reunimos aproximadamente 230 pessoas. No final nos alegramos com a conversão de duas jovens senhoras (JEANE e SAMARA) Oremos por elas e suas famílias.
Também neste mês tivemos a oportunidade de pregar por duas vez em Tanque Dantas, uma delas também em um Projeto Social e Evangelístico, nestas ocasiões, reunimos na casa de uma família que até pouco tempo fazia oposição ao evangelho lá, eles estão bem interessados no evangelho OREMOS por eles.
As irmãs realizaram também sua reunião especial, com um bom número de irmãs, e várias visitas. OREMOS para que possam continuar firmes em seu ministério, elas tem um grupo se que se reúne quase todas as manhãs as 7h00 para oração também.
Encerro compartilhando um proposto nosso para este mês de Outubro, desejamos fazer algumas reuniões especiais aproveitando o dia das crianças. Desejamos levar alguns brinquedos e lanche para as crianças de LAGOA DE DENTRO, JACARAÚ E DUAS ESTRADAS, planejamos 100 brinquedos, em média de preço de R$ 5,00, e também lanche bem básico nesses dias. ORE para que se o Senhor permitir possa prover o necessário. Desde já agradeço muito sua parceira neste propósito.
Meus queridos irmãos obrigado por tudo. Sempre Louvo a Deus por cada irmão e Igreja que tem se unido a nós em orações e ofertas, dessa forma vamos juntos fazendo a obra de Deus e unicamente pra Glória Dele. Saber de seu apoio muito nos alegra e fortalece.
Mais uma vez, OBRIGADO POR TUDO.
Paulo Eduardo Martins.
Jacaraú – PB
VANDERCI SILVA
1 Samuel 7:12ɓ “… Até aqui nos ajudou o Senhor.” – 1 Samuel 7:12ɓ
Irmãos, somos gratos a Deus e a cada um de vocês que têm cooperado conosco, em orações ofertas e visitas.
Para honra e glória do Senhor continuamos com os trabalhos na igreja local como também, estudos nos lares, aqui em Américo Brasiliense – SP e Sta Lúcia (cidade vizinha) onde já houve salvação de vidas através dos estudos da Palavra de Deus. Ultimamente estamos estudando a Bíblia com Daniel e sua mãe, Dona Célia. Oremos pelo Daniel, ele tem vários problemas de saúde e DEPRESSÃO, orem por ele e também por nós, pois tem sido dias difíceis. Semana passada ele tentou tirar a própria vida mas Deus deu o livramento.
Orem também pela Igreja local, embora não somos um grupo grande, há irmãos que nos tem auxiliando nos trabalhos, (aberturas
de reuniões, pregações, escola dominical, reuniões femininas, trabalhos com crianças, etc.) Mas, devido o alto custo do aluguel do local onde nos reunimos, e a falta de recursos financeiros, têm nos levado a pensar em entregar o local de reuniões, mas louvamos a Deus pois até aqui (18 anos) o Senhor nos tem sustentado e nos mantido aqui neste local. Orem também para que possamos construir um salão, pois já temos um terreno de 300m² mas ainda não temos recursos financeiros para a construção.
Em relação à minha família, continuem orando para que nosso filho Allan volte para os caminhos do Senhor. Orem também pelo Ruan Vitor que muito tem nos auxiliado em casa e na igreja local, nossa filha Rebeca e seu esposo Ezequiel moram em Bonfim Paulista – SP. e servem ao Senhor na Igreja Alto da Boa Vista em Ribeirão Preto – SP; minha esposa e eu, graças a Deus, estamos bem de saúde e servindo ao Senhor em muitos lugares, que ELE nos tem permitido estar para honra e glória do Seu Nome.
Com amor em Cristo Vanderci & Adriana Américo Brasiliense – SP.
OTÁVIO TRINCK
Prezados irmãos e irmãs, que a graça de nosso Deus seja abundante sobre todos. Muito obrigado pelas orações em nosso favor.
No final do mês de setembro o irmão Junior Junqueira passou um dia aqui com a gente,
foi bem rápido, mas muito agradável, principalmente pelo tempo que passamos a noite com a igreja.
Aproveito para pedir que estejam orando por um novo desafio que Deus colocou em nossas mãos. O irmão Junior Junqueira nos apresentou o Alécio, ele mora em Campina Grande, 180 km daqui, e está muito interessado em aprender sobre a Bíblia. Marcamos de começar estudos com ele e mais algumas pessoas no dia 20 deste mês de outubro. Orem por isso! É uma distância grande, mas Deus abriu essa porta e não podemos perder a oportunidade. Ele está sedento pela verdade. Faremos o primeiro contato e depois planejamos ir uma vez por mês para ensinar no grupo de estudos. Orem pelo Alécio e por sua esposa. Nosso filho Davi e mais dois jovens aqui da igreja estão fazendo faculdade em Campina Grande, com isso, cremos que pode ser um começo de um trabalho nessa cidade. Orem para que o Senhor direcione todas as coisas.
Aqui em Matureia precisamos das orações pelo recomeço do trabalho com crianças. Orem por recursos e irmãos e irmãs disponíveis para o serviço. Orem pela equipe que estará na frente desse trabalho tão importante.
Orem pela situação da falta de água, a cada dia que passa vai se agravando, mais de um ano a cidade vem sendo abastecida apenas com carro pipa com mil litros por semana para cada casa.
Obrigado pelas orações e ofertas, sabemos que tudo vem de nosso Deus que conhece as necessidades da obra que é Dele.
Otávio Trinck, Matureia – PB
EDILSON PEREIRA
Olá queridos irmãos. Que esse Relatório, ao chegar em mãos, possam estar todos bem. Queremos agradecer pelo cuidado e provisão do Senhor para conosco até aqui. Nos últimos meses estamos nos esforçando para o término do telhado da nossa casa, pois estamos tendo um sério problema com infiltrações. Nosso irmão Mário Machado tem nos ajudado contribuindo com sua mão de obra e os recursos têm sido enviados pelo povo de Deus. Nossa oração é para que consigamos concluir esta obra antes da temporada de chuvas.
Temos nos dedicado também ao trabalho de evangelismo com crianças. Graças a Deus, temos tido bom resultado. Estamos trabalhando com 20 crianças em média, de um bairro carente. Algumas delas já se dizem salvas no Senhor Jesus Cristo e através das crianças, conseguimos dar início a um estudo bíblico com o casal Caio e Letícia, pais de duas meninas que frequentam a escolinha. Iniciamos o estudo bíblico com o casal Pedro e Andreína. Ele foi criado no catolicismo, porém se mostrou muito interessado em aprender a verdade da Palavra de Deus.
Nos dias 17 a 19 de novembro estaremos retomando o nosso Acampamento Maranata, nesse período pós-pandemia. Estará conosco na referida data o irmão Mário Machado de São Carlos, que ministrará a Palavra de Deus. Contamos com as vossas orações.
Graças a Deus, nossa família vai bem. Nossos filhos estão firmes servindo ao Senhor e à igreja local e o Senhor tem abençoado a ambos em suas profissões como professores.
Desde já, agradeço pelas orações e atenção dos irmãos em nosso favor.
Edilson Pereira e Ivete S. Pereira
Marília – SP
Às Igrejas e irmãos Obreiros, solicitamos que enviem notícias e relatórios para: [email protected]
Acesse o Boletim dos Obreiros no endereço: https://ciib.org.br/boletimdosobreiros
1 comentário
tenho muito prazer e um chamado do nosso pai celestial, desejo muito fazer parte do trabalho evangelístico.