Aos pés de
CRISTO
Por: Adonias Gonçalves
Mc. 5:21-43
O ministério do Senhor Jesus foi marcado por muitos fatos extraordinariamente impactantes na vida daqueles que foram testemunhas oculares, bem como de todos nós, cristãos na atual dispensação. O Evangelho, segundo registrado por Marcos, descreve muitos desses fatos marcantes como demonstração do grande poder de Cristo Jesus e seu amor sem igual ao socorrer com graça aos necessitados.
No texto em questão, um respeitado líder entre os judeus chamado Jairo, se depara com uma grave crise na sua família. O motivo da sua angustiante aflição era a sua filhinha que estava nas garras da morte. Triste situação enfrentada por um pobre pai!
A despeito da sua posição de “um dos principais” da sinagoga, Jairo compreende de imediato que a única solução para deter a morte vilã estava em uma Pessoa, e esta Pessoa estava agora à sua frente bem diante dos seus olhos. A atitude desse desesperado pai é sobremaneira movida por humildade. Jairo está de joelhos diante do Senhor (v. 22). Aos pés de Cristo, ele suplica não se importando com o que as pessoas hão de pensar sobre o seu humilde gesto. Como pode, um homem importante ajoelhado, suplicante, expondo sua necessidade? Na verdade, a fé dá passos inexplicáveis, e somente a fé põe o homem de joelhos diante do Salvador. Aos pés de Cristo é onde precisamos estar, quer na bonança ou em meio às tempestades mais horrendas desta vida. É aos pés de Cristo que desfrutamos a doce paz e segurança. Ali, o cristão se prostra para adoração, e, é lá também que nos prostramos para suplicar pelo socorro de Deus. Podemos imaginar o alívio sentido por Jairo ao observar os primeiros passos do Senhor Jesus afim de atender graciosamente o seu pedido (conf. v.24). “Jesus foi com ele” é como lemos neste versículo. Porém Jairo, enfrenta um “novo obstáculo”, da mesma forma como nós também enfrentamos muitas vezes. Quando suplicamos em oração pelo livramento e socorro do Senhor, queremos que tudo seja resolvido de maneira imediata. Não gostamos de esperar. O sofrimento nos faz ter pressa. As aflições nos fazem gemer pelo imediato alívio que nem sempre virá no momento que desejamos.
A narrativa dos versículos 25 a 33, podem representar o momento mais longo e angustiante na vida de Jairo, pois o Senhor se detém. Eis que surge uma mulher, que assim como o próprio Jairo, carecia do afável amor do Senhor Jesus. Com uma hemorragia que já durava 12 anos, vem a Cristo aquela cujo nome não sabemos, mas sua fé a faz romper as barreiras do preconceito e o rigor da Lei, nutrindo em seu sofrido coração a esperança de que apenas tocar no manto do Senhor já terá sido suficiente para aplacar sua angústia e dor.
A busca dessa mulher era cheia de frustração e agonia. Os médicos não puderam cura-la nem tampouco dar-lhe o esperado alívio. Ao sangrar todos os dias por 12 anos a fio, podemos imaginar seu estado. Morrendo aos poucos, excluída do convívio social e banida por completo do convívio religioso.
Agora, imagine o prezado leitor, o Senhor rodeado pela multidão enquanto que as mãos trêmulas dessa mulher ao buscar apenar o “tocar” nas vestes de Jesus. Fé e ousadia estão juntas. Pode ser que a discrição dela seja para não incomodar a Jesus, ou o medo de ser denunciada, ou as duas coisas. Porém ela não se detém. Em meio à multidão ela toca na fonte da vida, e o texto bíblico afirma que “imediatamente cessou a hemorragia…” (v. 29).
É maravilhoso quando somos agraciados por Deus com alívio imediato. Tocamos naquele que pode tudo e dEle recebemos a graça e misericórdia. Quanta paz sentimos ao sermos socorridos pelo Senhor! Nosso desejo, e não pode ser diferente, é dar-lhe glória para sempre.
O Senhor Jesus sabe quem nEle toca com fé o que é diferente dos muitos que apenas “esbarram nEle. “Quem me tocou nas vestes?”, pergunta Jesus. Observe que dele havia saído poder e não das suas vestes. O poder emana do Senhor e não de peças de roupas ou coisas do tipo. O poder é dele e reside nele somente.
Mas, e quanto ao pobre Jairo? Imagine a angústia desse homem. Tudo estava dentro do esperado, afinal, Jesus ia com ele. Ia, até o momento em que foi interrompido por uma mulher que veio tocar em Jesus. Enquanto isso, a aflição lhe rouba a paz, é o que podemos imaginar.
O versículo 35 do nosso texto afirma: “Enquanto ele ainda falava, chegaram pessoas da casa do chefe da sinagoga, a quem disseram: A tua filha já morreu; por que ainda incomodas o Mestre?” Muitos puderam concluir com isso que o que estava difícil, se tornou agora impossível. A menina estava doente, mas agora, já não vive mais. As esperanças se foram.
Não temos, no texto, a reação de Jairo. Nem sequer uma palavra foi registrada. Todavia não é difícil imaginar que seu coração estava traspassado pela dor. Seu sofrimento estava no nível do insuportável. “Não temas, crê somente” (v. 36), é o que ele ouve do Senhor e é tudo o que ele de fato precisava.
Quando sofremos, as palavras que ouvimos de amigos e irmãos podem muito nos ajudar. Mas as palavras de Jesus, não somente podem nos ajudar, bem como tirar o peso do nosso sofrimento. Embora, muitas vezes não compreendemos o agir de Deus, mas ainda assim, devemos confiar sempre.
A demora do Senhor em atender ao suplicante Jairo, não foi porque o Senhor perdera o controle da situação. Ele é Deus. Seu poder está além da nossa capacidade de compreensão. Ele sabe o que fazer, como fazer e quando fazer. Portanto, nosso sentimento humano deve dar lugar ao “crer somente”, tendo a certeza de que Ele tudo pode. Todo o agir de Deus é sempre para a Sua glória.
Finalmente, o Senhor se dirige à casa de Jairo, não permitindo que o acompanhassem senão, Pedro, Tiago e João. As coisas grandiosas que o Senhor realizou, não foram para servirem de espetáculo. Suas ações milagrosas foram para Sua própria glória. Somente seus discípulos vão com Ele. E, o que eles encontrarão? Além de uma defunta, eles encontrarão choro, lamento e tristeza, o que sempre acompanha a famigerada morte.
Ao chegarem, Jesus indaga: “Por que fazeis alvoroço e chorais? a menina não morreu, mas dorme” (v. 39). No versículo seguinte lemos: “E riam-se dele …” (v.30). É impressionante como agem os ímpios! Em um versículo estão chorando, e no seguinte, rindo.
Leiamos mais uma vez: E, tomando a mão da menina, disse lhe: Talita cumi, que, traduzido, é: Menina, a ti te digo, levanta-te. Imediatamente a menina se levantou, e pôs-se a andar, pois tinha doze anos. E logo foram tomados de grande espanto. Então ordenou-lhes expressamente que ninguém o soubesse; e mandou que lhe dessem de comer. (vs. 41-43). O que o Senhor faz é maravilhoso. Se Jesus tivesse atendido Jairo de imediato e curado a menina teria sido, sem dúvida, um grandioso milagre. No entanto, ressuscitar uma defunta, isso foi um milagre ainda maior.
Podemos concluir que quando achamos que o Senhor “se demora”, certamente é pelo fato de que o propósito dEle é realizar algo muito maior do que imaginamos. O que precisamos é confiar que tudo Ele pode segundo o seu sábio querer. Ele é Deus, e nós somos seus servos. Estejamos pois, sempre aos pés de Cristo.
Relatórios
Paulo Eduardo
Martins
“Anunciai entre as nações a sua glória, entre todos os povos, as suas maravilhas.” (Salmos 96:3)
Amados irmãos que oram e cooperam conosco aqui no Agreste Paraibano, que alegria voltar a escrever. Chegando em novembro temos muitas razões para agradecer a Deus por tudo que ELE tem feito nessa região.
Outubro foi um mês com muitas atividades, e claramente vimos a mão do Senhor sobre todas as coisas. As festividades no dia das crianças, foi uma benção. Conseguimos alcançar 105 crianças, com presentes e lanche em (Duas Estradas, Lagoa de Dentro e Jacaraú) em todas essas localidades com uma Palavra em separado para seus pais que os acompanharam. OREMOS pelas sementes lançada, lembrando que a maioria dessas crianças são acompanhadas semanalmente.
Tivemos também um culto feminino especial em Jacaraú, alusivo ao Outubro Rosa, estavam reunidas quase 60 mulheres, muitas pela primeira vez na casa de oração em Jacaraú. Tivemos uma Palestra com Profissional da saúde e uma mensagem evangelística.
Ainda realizamos um encontro de homens, com um tempo de estudo bíblico, oração e oportunidade de compartilhar experiências e testemunhos.
Começamos o Projeto Minha casa uma casa de oração, esta mos realizando cultos nas casas dos irmãos, ao ar livre e alcançando as famílias e os vizinhos, iremos até o final do ano. ORE por isso. A nossa maior alegria, foi acompanhar a conversão da senhora Elizete, ficamos felizes demais. Ela já conhecia da Palavra mas nunca tinha tomado uma decisão ORE por ela.
Gostaria de contar com suas orações em especial pelas nossas conferências, iremos receber neste sábado dia 09 o irmão Paulo Magri de Uberaba MG, ficara 10 dias por aqui. Teremos uma intensa programação. Teremos uma semana de reuniões especiais. Vamos realizar cultos em todas as localidades onde pregamos. ORE pela organização de tudo. Alguns irmãos virão de fora para ficaram esses dias também aqui em casa conosco. OREMOS por tudo.
Estamos cuidando do salão da casa de oração, descobrimos que o gesso do salão estava pra cair e estamos fazendo a troca do gesso e organizando outras coisas que estavam pendentes, começamos nessa semana, descansando e esperando nos cuidados do Senhor. O fato da descoberta e fazer isso de forma preventiva, foi por Deus.
Esse mês passamos algumas situações na família que nos trouxeram preocupação, peço que OREM por nossa FAMÍLIA, não quero expor aqui. Mas estamos nos cuidados do SENHOR.
No mãos minha gratidão e Louvo a Deus por cada um que ELE tem despertado para se envolver com missões, NÃO nos deixe, precisamos dessa parceria para avançarmos cada dia mais e mais e o nome do Senhor ser glorificado. A Obra do Senhor, lembre você é parte de tudo que acontece aqui através de suas orações e ofertas,
Em Cristo Jesus,
Paulo Eduardo Martins.
Jacaraú – PB
Geraldo
Gonçalves
… Porque a alegria do Senhor é a nossa força. (Ne.8.10b).
Queridos irmãos editores e leitores do boletim dos obreiros, saudações em Cristo! Segue aqui as nossas notícias, referente ao mês de novembro de 2024.
GRATIDÃO:
Damos graças a Deus, que até aqui nos têm abençoado. E, também aos amados em Cristo que têm nos abençoado com as suas orações e ofertas de amor! Rogamos ao Senhor, que continue abençoando ricamente e cuidando de cada um vós!
PEDIDO DE ORAÇÃO:
Pedimos que continuem orando pela nossa saúde, pois estou em tratamento, da “Tromboflebite”. Estive neste sábado no CRE, para mais uma consulta médica com um cirurgião vascular/angiologia, e portanto terei que repetir o exame Doppler e fazer novos exames, agora dos rins e coração. Peço que continuem orando também pelo meu processo de aposentadoria por tempo de contribuição previdenciária, que já vem se arrastando a mais de 30 meses.
Continuo pedindo oração pelo nosso trabalho na escola Tancredo de Almeida Neves, com 16 turmas, uma porta que ainda está aberta para a evangelização. Ore pelo Diretor Gilson, o qual vem nos dando apoio para podermos continuar abrindo a palavra de Deus nas salas de aulas, e, também, por todos os professores e alunos.
Em Cristo Jesus nossa esperança, vossos conservos no Senhor, juntos na causa do nosso Divino Mestre.
Geraldo e Neuza Gonçalves – Cariacica-ES.
Júlio Cesar da Silva
“Deito-me e pego no sono; acordo, porque o Senhor me sustenta.” – (Sl 3:5)
Queremos agradecer aos irmãos que estão orando por nós e contribuindo para seguirmos nesse ministério do Senhor. Agradecemos por caminhar conosco, sabemos que sem o seu apoio e sem as suas orações seria mais complicado continuarmos nessa missão. E graças a Deus estamos ainda mais animados e esperançosos pelo que vem pela frente e pelos planos do Senhor em nossas vidas.
Durante o dia tenho participado de manutenções na missão Asas de Socorro, estamos finalizando a montagem de uma aeronave Cessna 206 que em breve vai estar em uma base dando suporte para os missionários nas aldeias. E no mês de Outubro fiz aulas práticas do curso de mecânica, que são os módulos de GMP e Célula as aulas são feitas em empresas credenciadas pela escola AeroTD que fica em Goiânia (GO) foram 23 dias indo de carro para Goiânia 105km por dia, pois moramos em Anápolis (GO) A cada dia que passa o desejo de terminar o curso, e estar apto para a missão com o plantio de igrejas entre os povos é cada vez maior.
Apresentamos a peça clamor de Batum na época em que nós estudávamos no CTMS e Peniel, e agora com o ministério de Mobilização da Novas Tribos do Brasil podemos participar mais uma vez, e está sendo gratificante apresentar essa peça, que é baseada em fato reais, fatos que vivemos no nosso país e no mundo, que mostra a falta de obreiros para alcançar povos transcurais com a palavra de Deus, e como esses povos clamam por missionários. Para nós é um privilégio e uma grande oportunidade também, cada um pode falar do seu ministério dentro da missão, através dos mini fóruns dentro das igrejas.
E através dessa peça alcançamos pessoas para Cristo e novos obreiros para grande comissão. Se você quiser levar essa peça para sua igreja entra em contato com a gente.
Pedidos e Agradecimentos
Pedimos pelo curso de mecânica, que o Senhor der entendimento para fazer todas as atividades que são apresentadas e sabedoria para encarar os próximos desafios. Pedimos pelos trabalhos que Thainá continua fazendo na sede no financeiro que o senhor a capacite. Pedimos por mais mantenedores para o projeto de aviação missionária. Pedimos pela nossa gravidez, hoje dia 25/11 estamos com 6 semanas 1 dia, esperamos que o tratamento der certo (AAS100 continuo), e estamos sendo acompanhados por um médico que sabe de nosso histórico, o que podemos fazer é orar para o Senhor continuar sustentando essa gravidez, se for da vontade dEle.
• Queremos agradecer por essa gravidez que depois de 1 ano e
meio, poder engravidar de novo já é um grande milagre, e estamos felizes e em paz com a vontade Deus. Na Primeira ultrassom
de 5 semanas e 5 dias já conseguimos ouvir o coração agora estamos esperando o resultado dos outros exames para passar
para o médico. Agora é orar e descansar, no propósito e planos
do Senhor.
• Queremos agradecer a Deus pelas oportunidades que temos
de poder divulgar em algumas igrejas.
• Agradecemos por cada irmão que esteve orando por nós, pela
nossa saúde, pela curso de mecânica, Deus tem nos sustentado
e tem nos animado ainda mais nesse ministério.
Júlio e Thainá da Silva – Boa Vista – RR
Às Igrejas e irmãos Obreiros, solicitamos que enviem notícias e relatórios para:
[email protected]
Acesse o Boletim dos Obreiros no endereço:
https://ciib.org.br/boletimdosobreiros
DOWNLOAD DO BOLETIM EM PDF
Se clicar e não abrir, copie e cole em seu navegador:
https://ciib.org.br/wp-content/uploads/2024/11/BOLETIM-OBREIROS-NOVEMBRO-24.pdf