Boletim dos Obreiros junho 2025
ANO XXX – Nº 294 – Junho de 2025
ARTIGO DO MÊS
Adoração Superficial
James D Crawford
(Transcrito de edições anteriores)
Há duas entidades neste mundo que sofrem os ataques ininterruptos e ferozes de satanás, a saber, o lar e a igreja. O lar é uma instituição desde a criação e a igreja, a noiva, é o resultado da obra redentora da Cruz.
Não há dúvida de que o inimigo foi muito bem sucedido em destruir o LAR, e os resultados são vistos por todos os lados no mundo inteiro. A violência, o desespero, o divórcio, a depressão, as crianças de rua são resultados, na maioria, do abandono da SANTIDADE DO LAR. Como satanás deve estar satisfeito ao ver o estrago feito por ele mesmo no lar!
Que diremos, irmãos, acerca dos seus ataques contra a igreja? Não estou falando das religiões, mas dos seus ataques contra o que o Senhor Jesus descreve como sendo “A MINHA IGREJA”. Graças a Deus, o próprio Senhor nos anima por dizer que “as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt.16:18).
Irmãos, as palavras do Senhor nos incentivam porque a Sua Palavra e o Seu Plano NÃO PODEM FALHAR. Mas lamentamos os desentendimentos entre nós, a maneira como alguns alegam que estão “batalhando pela fé”, e ao mesmo tempo dividem igrejas. Como podemos explicar a facilidade que alguns têm em deixar os ensinos do Novo Testamento, e introduzir novidades que realmente não têm base nem lógica perante os ensinos do Novo Testamento, mas alegam que NÓS TEMOS DE AVANÇAR. Tais pensamentos produzem a polarização das igrejas.
Creio que a resposta é “um inimigo é quem fez isso” (Mt.13:27). É o mesmo inimigo que agiu no Velho Testamento como disse Paulo: “Temo que assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo” (2 Co.11:3).
Irmãos, o inimigo sabe que o seu tempo é limitado e que ele tem que agir com rapidez e astúcia, ele não se importa com quem usa para alcançar o seu desejo, mas o seu objetivo é o mesmo, ANULAR O TESTEMUNHO da igreja e TIRAR A NOSSA VISÃO do Senhor Jesus Cristo.
Concordamos com o fato de que devemos AVANÇAR. Avançar no conhecimento do nosso amado Senhor Jesus, avançar em santidade, avançar, e muito, na proclamação do Evangelho no mundo. Sim, devemos avançar SEM ABANDONAR A NOSSA IDENTIDADE e, ao mesmo tempo, desejar sermos IGUAIS A TODOS, ao ponto de pedirmos um outro rei, como Israel nos dias de Samuel (1Sm.8:5).
Estamos iniciando um novo ano, 2004, na história da humanidade, evidente é que nós vivemos um momento importante no nosso testemunho. Nós recebemos, da geração passada, um BASTÃO de ensino MARAVILHOSO, que alguns chamam “a herança cristã”. O dever nosso é entregar o BASTÃO “da herança” para a geração futura, sem deixá-lo cair.
Assim diz o Senhor: “Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas” (Jr.6:16). Este é verdadeiramente o caminho de bênção, de AVANÇO.
Que Deus nos ajude a segui-Lo para Sua glória e o nosso bem estar espiritual.
“Senhor, anelo a Ti seguir e sempre a cruz levar, De dia em dia amar-Te a Ti, viver pra Te agradar.
Oh, dá-me sempre a conhecer a vida nova assim; Não seja eu mais que viva aqui, mas Tu, ó Cristo, em mim”.
(Hinos & Cânticos, 364)
RelatórioS
Paulo Eduardo Martins
“Grandes coisas fez o Senhor por nós, e por isso estamos alegres.” – (Salmos 126:3)
Queridos irmãos,
Com alegria no coração, escrevo para compartilhar o que o Senhor tem feito aqui no agreste da Paraíba. Maio foi um mês de muitos desafios, mas também de grandes bênçãos. Seguimos confiantes, certos de que as orações dos irmãos têm sido parte fundamental do que Deus está realizando em nossa região.
Neste mês, tivemos a alegria de ver o jovem Gustavo entregando sua vida a Cristo. Ele vive em um lar muito difícil: mora com a avó, que é católica fervorosa, e com um irmão ateu. Após sua conversão, a avó sofreu uma queda e fraturou o fêmur, o que levou uma tia — também ateia — a se mudar temporariamente para cuidar da casa. Gustavo tem enfrentado grande oposição e ataques à sua nova fé. Peço que orem com fervor por ele, para que o Senhor o fortaleça neste início de caminhada.
Também acompanhamos a conversão da jovem Franciele, cunhada da irmã Adrilene. Ela tem vindo com alegria às reuniões, mas seu esposo — católico não praticante — tem vivido de forma desordenada e tem trazido pressões para dentro do lar. Oremos para que ela permaneça firme e que Deus traga paz à sua casa.
Durante o mês, realizamos a programação especial da família, que foi uma bênção. Recebemos muitos visitantes, e alguns têm continuado a se reunir conosco. Oremos por sua conversão, para que a semente do evangelho floresça nesses corações.
Estamos também nos preparando para o nosso Jantar de Casais, marcado para o dia 19 de junho. Será um momento especial de comunhão e edificação para os irmãos da igreja local. Estipulamos uma contribuição simbólica de R$ 40 por casal — valor que não cobre nem metade das despesas — mas fazemos tudo com amor e dedicação. Contamos com suas orações para que tudo seja feito com excelência e que Deus supra todas as necessidades.
Tivemos boas reuniões em Camaratuba, Duas Estradas, Lagoa de Dentro e nos lares, o dias das mães tivemos mais de 60 mães presentes, enfim, louvemos a Deus por tudo.
Peço também que orem pela viagem que farei ao final deste mês a Aimorés–MG, onde estarei ministrando no Encontro Missionário da ACEM. Estarei indo com meu filho Isaac, e pedimos que orem para que seja um tempo de edificação e para que tudo aconteça para a glória do Senhor.
Na área pessoal, enfrentamos algumas dificuldades. Tatiane e Isaac têm passado por dores e problemas dentários, e como sabem, Jacaraú tem poucas opções de atendimento odontológico. Estamos buscando tratamento e confiamos que o Senhor proverá tudo o que for necessário.
Também compartilho com alegria que Isaac começou o processo para tirar sua CNH. Isso tem um significado muito importante para nós, pois ele é um grande cooperador no cuidado com os irmãos — buscando pessoas para os cultos, visitando famílias e ajudando em diversas áreas. Ter a habilitação facilitará ainda mais esse serviço.
Enfim, queridos irmãos, meu sincero agradecimento a cada um que tem intercedido, contribuído e caminhado conosco. As orações e as ofertas vindas dos irmãos e das igrejas locais têm sido importante para o avanço do evangelho aqui. Deus conhece cada coração generoso e fiel, e sei que Ele recompensará com graça abundante.
Sigamos juntos na missão de anunciar a Cristo e viver para a Sua glória! Com gratidão
Paulo Eduardo Martins
Jacaraú – PB
Adriano Barbosa Teixeira
Amados irmãos,
Estas palavras de Jesus nos despertam para o que está além das nossas necessidades costumeiras. Os discípulos tinham ido providenciar comida e insistiam a Jesus para que comesse. Muitas vezes não compreendemos nosso tempo pela falta de visão, uma percepção de prioridades distorcidas em relação a palavra de Deus.
É necessário então sermos despertados pela visão do Senhor da seara, para que façamos sua obra. O primeiro semestre de 2025 já está terminando, olhando para trás testemunhamos a bondade de Deus, sua provisão, direção e conforto necessário.
Somos gratos a Deus pela vida da Igreja Batista Regular Elim em Rio Branco. Que nos acolheu nesse período, nos abençoando com suas vidas e ofertas. Tanto nossas vidas foram provisão de Deus para igreja diante de uma necessidade, como a igreja foi uma provisão de Deus para nossas vidas sendo um verdadeiro manancial no deserto, cumprindo em nossas vidas o pleno sentido de seu nome e história.
Esta igreja se associou ao nosso ministério desde que casamos em 2014. E nessa oportunidade de nosso retorno ao Acre houve uma necessidade local que Conseguimos ajudar e Deus usou essa igreja como instrumento direcionador e restaurador em nossas vidas. Estaremos até o final do Mês com a igreja e início do mês que vem continuaremos as atividades do trabalho indígena.
No início do Mês passado fiz uma viagem a aldeia para limpeza do terreno ao redor de nossa casa, e outras averiguações. Nesta viagem foi um professor da UFAC da Área de Engenharia Elétrica, um irmão em Cristo que estará levando um projeto de gerenciamento de Energia que a faculdade tinha para executar. Com esse projeto, estaremos fornecendo internet e bombeamento de água potável para pró- ximo das casas. Durante o dia, as mulheres da aldeia, tem um grande desgaste carregando água em longas distancias. Isso ajudará muito na qualidade de vida da população e manter as portas, justificando nossa presença e trabalho com o alvo de ensinar a palavra de Deus e plantar igrejas na região.
Nessa viagem tivemos alguns imprevistos de problemas mecânicos, como alguns acompanharam, Mas ao final conseguimos executar a viagem. Ainda precisarei fazer outras viagens de organização de nossa casa e estratégias de nosso trabalho.
Continuaremos esse semestre em Rio Branco, Com a especialização em antropologia, estou organizando o material cultural para aplicação da palavra de Deus junto ao povo. Outra razão de continuar em Rio Branco é que a Tâmara começará uma especialização e temos nos dedicado ao ensino de nossos filhos desafiando outras famílias cristãs quanto ao ensino clássico e os perigos das filosofias ateístas presentes nas redes de ensino nos nossos dias.
Outro desafio que está diante de nós é o êxodo rural de indígenas morando na cidade e sendo aliciados pelo tráfico por meio das facções. Há uma grande carência social e espiritual, mesmo aqueles que tem se achegado as igrejas há uma necessidade de abordagem cultural para aplicar a palavra de Deus a suas vidas e serem inseridos na comunidade cristã.
Assim, comecei um discipulado com uma família Kaxinawá de 10 pessoas e estou trabalhando para inserir essa família numa igreja local e com novos estudos e classes bíblicas para começar como projeto piloto a ser inserido na aldeia. Somos gratos a Deus pela vida das pessoas e igrejas que ele tem usado para nos animar, orar e sustentar nesta obra. É evidência do amor que vocês têm por Deus e sua obra que temos sido agraciados pelas orações e contribuições missionárias que tem chegado até nós, por isso nossa oração de gratidão pela vida de vocês, que são respostas de oração.
Nosso abraço fraternal, oração e gratidão,
Adriano, Tâmara, Arthur, Ana e Talia Teixeira – Rio Branco – AC
Geraldo Gonçalves
Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares. (Js.1:9).
Querido irmão Adonias Gonçalves e demais irmãos colaboradores, e leitores do Boletim dos Obreiros, graça e paz! Segue as nossas notícias, referente ao mês de junho de 2025.
.
GRATIDÃO: Louvamos ao nosso bom Deus, pelo suprimento diário, e também pelo privilégio de poder servi-Lo em Sua obra. Agradeço pelas vossas orações, e informo que com a bênção do Senhor pude cumprir com o compromisso para as ministrações sobre missões, com a igreja em Central Carapina, Serra – ES, nos dias 14 e 15/06. Gratidão a Deus e aos irmãos que estiveram orando por mim em relação a minha saúde. Informo que passei por uma consulta com um cirurgião vascular, em 10/06, e ele deu o diagnostico final, a dizer que não vou precisar de cirurgia das varizes, apenas receitou a continuação de medicação para circulação. Pois os pés, e a perna esquerda continua apresentando ainda inchação, embora com uma menor proporção.
PEDIDO DE ORAÇÃO:
Pelo compromisso e privilégio de estudar a Palavra do Senhor nas terças-feiras, com a igreja em Rio Marinho, e nas quintas-feiras, com a igreja em Vila Oásis, ambas no Município de Cariacica – ES. Pela minha esposa em continuação com os exames médicos. Pelo meu processo de aposentadoria por tempo de contribuição previdenciária. Pelo nosso ministério na direção da CIIB – Comunhão das Igrejas dos Irmãos no Brasil, pois temos muitos desafios para este ano de 2025, com a sua expansão, na criação de novos núcleos pelo Brasil.
Geraldo e Neuza Gonçalves
Cariacica-ES
Lenilson Fraga
Além das coisas exteriores, pesa sobre mim diariamente, o cuidado com todas as igrejas” – (2 Coríntios 11:28)
Graça e Paz a todos!
Aqui no extremo sul gaúcho, cidade de Rio Grande, juntamente com a chegada do inverno e sua temperatura abaixo dos 10º tivemos o avanço das águas da Lagoa dos Patos pelas ruas da cidade, voltamos a socorrer e abrigar aqueles com maior vulnerabilidade; Apesar dos ônus que o serviço apresenta (Comida, Cobertores e reparos em algumas casas) temos recebido com isso conversões e caído na graça do povo Rio Grandino;
Minha esposa Ana Paula Fraga esteve em Minas Gerais, Espí- rito Santo e Rio de Janeiro em compromisso com o Ministério Satisfeitas (Ministério com Mulheres – @ministériosatisfeitas)
Esse mês, alcançando os recursos, vamos dar continuidade a Pesquisa de Campo no Estado de Rondônia, sobre a situação atua Minha esposa Ana Paula Fraga esteve em Minas Gerais, Espí- rito Santo e Rio de Janeiro em compromisso com o Ministério Satisfeitas (Ministério com Mulheres – @ministériosatisfeitas)
Esse mês, alcançando os recursos, vamos dar continuidade a Pesquisa de Campo no Estado de Rondônia, sobre a situação atual das Casas de Oração no Brasil.
Continuem orando: Pela Igreja nesta cidade, pela nossa saúde, pelo povo Gaúcho (ainda muito envolvido com umbanda e candomblé) e pelos recursos para essa obra.
Paz, Saúde e Imunidade seja em vossas casas!
Lenilson, Ana Paula, Yasmim e Susane Fraga
Rio Grande – RS
Cláudio Martinowski
Amados irmãos e irmãs, Graça e Paz em Cristo Jesus nosso SENHOR.
“E dizia-lhes: Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara.” Lc.10.2
Continuamos as reuniões aos domingos em nossa casa e louvamos a Deus pelas pessoas que aqui se reúnem. Continuamos os estudos Bíblicos com a Bibiana – Depois que ela confessou a Cristo como Salvador, nós lhe perguntamos que mudança ela percebia em sua vida. Ela respondeu que tem sentido os seus pecados, e disse: as vezes ponho a mão na boca ao falar palavras que agora sinto que não devo falar. Continuem orando pelo crescimento espiritual dela.
Thiago e Leila em Melgaço, norte de Portugal – No último fim de semana de Maio tivemos duas reuniões na casa deles com a presença dos seus amigos. Foi de grande incentivo para eles e bênção aos que lá estiveram. Nesta viagem visitamos também a irmã Milena, que vive em Viana do Castelo.
Viagem ao Brasil – Fomos convidados para pregar na conferência anual da IDE em São Paulo, em 18 de outubro deste ano. Como já estamos alguns anos sem ir ao Brasil, surgiram outros convites e decidimos estar os meses de Setembro e Outubro lá. Temos agendado, se O SENHOR permitir, para estarmos na Escola Bíblica das Igrejas em Curitiba e também em sete igrejas nesta Cidade. Vamos estar em uma igreja no estado e Santa Catarina, algumas igrejas no interior de São Paulo, três igrejas em São Paulo Capital e algumas igrejas no interior do Rio de Janeiro.
Visita a irmãos em Monte Redondo – Nesta primeira semana de junho fomos a Monte Redondo, uma vila a cerca de 25 km de Marinha Grande. Pudemos ler a Palavra e orar com os irmãos Basílio e Maria e também duas senhoras idosas que confessam Cristo como Salvador. O irmão Basílio nos levou também a conhecer o Sr. Francisco e falamos da Palavra de Deus com ele.
Encontro das Irmãs – Em Maio a irmã Agnes Maxwell (ao lado da Daisy) veio do Brasil a Portugal e ao passar por Leiria tiveram este encontro com algumas senhoras em um café. À semelhança deste encontro a Daisy tem procurado desenvolver relacionamentos.
GRATIDÃO: Sempre louvamos a Deus por atender as nossas orações e nos suprir em todas as necessidades. Louvamos a Deus por todos os que continuam a nos apoiar ao semearmos em terras portuguesas. Louvamos a Deus que temos novamente o nosso carro que havia sido furtado.
PETIÇÕES: 1 – Para que Deus nos dê sabedoria no preparo dos estudos Bíblicos, 2 – Continuem orando pelo ministério do Peter e Nelly Cerqueira, com seus dois filhos, Daisy (7) e Charles (4) Eles foram recomendados à obra missionária em Portugal por igrejas nos Estados Unidos da América e no Canadá. Eles continuam nos ajudando nos trabalhos aqui em Marinha Grande. 3 – Pelo encontro das Irmãs – Para que a Daisy tenha sabedoria e graça para aproveitar as oportunidades. 4 – Por nossa viagem para Salzburgo, Áustria. Se O SENHOR permitir, estaremos. entre os dias 8 a 11 de Agosto, visitando duas Igrejas em Loige. 5 – Pelo nosso preparo para a viagem ao Brasil. 6 – Pela necessidade de uma sala maior para as reuniões aqui em Marinha Grande. 7 – Para que O SENHOR envie obreiros para este Distrito de Leiria e nossa cidade, Marinha Grande. 8 – Para que O SENHOR continue a nos preservar e fortalecer para esta obra. Orem também por nossos filhos e netos.
Louvamos a Deus e agradecemos a todos vocês que continuam orando e nos apoiando com ofertas.
Ligados em Jesus Cristo Nosso SENHOR,
Cláudio e Daisy Martinowski
Marinha Grande – Portugal
Às Igrejas e irmãos Obreiros, solicitamos que enviem notícias e relatórios para: [email protected]
Acesse o Boletim dos Obreiros no endereço: http://ciib.org.br/boletimdosobreiros


LINK PARA BAIXAR E VER E PDF:
https://ciib.org.br/wp-content/uploads/2025/07/BOLETIM-OBREIROS-JUNHO-25.pdf